Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para clarear unhas

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

Depois de muitos anos usando esmaltes sem dar um descanso às unhas, os pigmentos podem deixá-las manchadas e escurecidas. Outros hábitos excessivos podem levar à mesma consequência. Felizmente, há alguns métodos naturais que ajudam a clarear unhas, devolvendo a sua tonalidade original.

clarear-unhas

As unhas escuras podem ser clareadas com alguns remédios caseiros. Foto: Shutterstock

Como clarear unhas

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é sempre usar uma camada de base clara antes de aplicar o seu esmalte favorito. Outras causas da coloração amarelada das unhas podem ser uma infecção por fungos, uma doença hepática crônica ou o tabagismo excessivo.

Embora a prevenção seja o melhor tratamento para clarear unhas, existem muitos remédios caseiros que podem resolver o problema de uma forma rápida e eficaz. Veja quais são os melhores remédios caseiros para remover as manchas ou tonalidade escura das suas unhas.

Melhores remédios caseiros para clarear unhas

Peróxido de hidrogênio

Misture uma parte de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para três partes de água em uma tigela pequena, onde você consiga espaço o suficiente para colocar os dedos e as unhas de molho de 10 a 15 minutos. Enxágue bem e depois aplique um hidratante.

Você também pode tentar fazer uma pasta, misturando algumas colheres de sopa de água oxigenada com bicarbonato de sódio. Aplique a pasta em suas unhas usando uma escova de dentes velha e deixe descansar um pouco e, em seguida, enxágue com água e hidrate.

Bicarbonato de sódio

As propriedades de branqueamento e esfoliantes de bicarbonato de sódio podem ajudar a clarear as unhas. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de chá de azeite e uma colher de chá de suco de limão para fazer uma pasta grossa.

Esfregue a mistura em suas unhas, usando uma escova de dentes macia. Deixe agir por cerca de cinco minutos e depois enxágue com água morna. Repita este procedimento a cada duas semanas.

Pastilha de limpeza de dentaduras

As pastilhas efervescentes feitas para clarear e iluminar dentaduras também podem ser usadas para remover o tom amarelado e clarear unhas. Basta seguir as instruções da embalagem para dissolver o comprimido na água e mergulhar as unhas na solução por alguns minutos.

Limão

O limão é um agente clareador natural, que pode acabar com as manchas amarelas das suas unhas. Além disso, ele também funciona como um adstringente. Para utilizá-lo, basta encher uma tigela até a metade com suco de limão fresco e mergulhar as unhas por 10 a 15 minutos.

Em seguida, use uma escova macia para esfregar suavemente e lave as mãos com água morna. Depois, aplique uma loção hidratante para repor a umidade. Faça isso duas vezes por dia para clarear unhas.

Vinagre de maçã

O ácido málico e acético do vinagre de maçã vai ajudar a reduzir a descoloração das unhas. Ele também tem propriedades antifúngicas, que irão ajudar a tratar qualquer tipo de infecção. Este remédio ainda ajudará a fortalecer e estimular o crescimento das unhas.

Misture meia xícara de vinagre de maçã e água morna e mergulhe as unhas na mistura por cerca de 20 minutos. Repita o método três vezes ao dia, durante um mês, para tratar qualquer tipo de infecção e para clarear unhas.