Remédios Caseiros

Veja os 6 mais eficientes remédios caseiros para eliminar cravos e espinhas

Por Redação Doutíssima 06/12/2014

Causados devido à aglomeração de gordura na pele, os cravos e espinhas são muito comuns em adolescentes, mas podem aparecer também em pessoas com mais de 30 anos de idade, principalmente em razão de fatores genéticos.

cravos-e-espinhas

Remédios caseiros ajudam a diminuir a inflamação das espinhas. Foto: iStock, Getty Images

Como se formam os cravos e espinhas

 

O que acontece é que a grande quantidade de gordura entope os poros. As bactérias que decompõem a gordura também podem gerar inflamações. Para tratar essa situação, não é necessário gastar rios de dinheiro em cosméticos de farmácia. Confira, abaixo, os remédios caseiros mais eficientes para tratar os cravos e espinhas.

 

Veja remédios caseiros contra cravos e espinhas

 

  1. Arroz

 

Você pode preparar uma pasta à base de arroz, que diminui a oleosidade da pele, evitando que os poros fiquem entupidos, além e clarear as manchas já existentes. Em uma panela, adicione meio copo de arroz e um copo e meio de água, deixando ferver por 20 minutos.

 

Em seguida, bata no liquidificador com meio copo de água até formar uma pasta. Depois junte essa mistura com uma colher de creme hidratante. Passe todas as noites.

 

  1. Açúcar e mel

 

Para acabar com seus cravos e espinhas, faça um esfoliante natural utilizando apenas açúcar e mel. Misture duas colheres (sopa) de açúcar com três colheres (sopa) de mel até obter um creme homogêneo. Feito isso, espalhe na pele usando movimentos circulares por um minuto. Lave com água morna e passe filtro solar.

 

Antes de usar esse esfoliante, você precisará abrir os poros do seu rosto. Para isso, ferva 500 ml de água e coloque em uma bacia. Despeje três gotas de eucalipto nessa água e aproxime seu rosto, para que ele entre em contato com o vapor. Cubra a cabeça e fique por cinco minutos. Somente depois disso passe o esfoliante.

 

  1. Máscara de mamão

 

Com grande poder bactericida, o mamão reduz a inflamação da pele causada pelos cravos e espinhas, além de favorecer a cicatrização.

 

Separe duas fatias de mamão, uma colher (sopa) de aveia e um copo de água. Descasque o mamão e bata tudo no liquidificador até conseguir uma mistura homogênea. Aplique na área afetada e deixe agir por 15 minutos. Enxágue com água morna. Faça isso três vezes por semana.

 

  1. Máscara de gelatina

 

Além de fazer uma limpeza profunda, a máscara feita com gelatina retira os cravos e espinhas na hora. Coloque uma colher (sopa) de leite desnatado e uma colher (sopa) de gelatina sem sabor em um pote pequeno e leve ao microondas por 10 segundos. Depois retire do microondas e espere esfriar. Aplique a mistura na pele limpa e deixe que seque sozinha. Passados alguns minutos, retire a máscara e lave-se.

 

  1. Alecrim

 

O chá de alecrim evita que mais cravos e espinhas apareçam, além de diminuir a vermelhidão da pele. Coloque uma xícara de água ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, acrescente um colher (sopa) de alecrim seco na água e deixe parado por mais 10 minutos. Coe e aplique na região lesionada da pele com um algodão. Repita esse processo todos os dias.

 

  1. Chá verde

 

Antioxidante, o chá verde possui um alto teor de ácido tânico, que reduz o inchaço e a inflamação dos tecidos da derme. Também reduz a oleosidade da pele sem ressecá-la. Prepare uma infusão com uma colher (sopa) de folhas da planta em uma xícara de água fervente. Passe na região afetada três vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!