Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar dores em geral

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

Dores em geral são incômodas, tendo ela origem em uma doença, lesão muscular ou estresse. Em alguns casos, podem se tornar praticamente insuportáveis, tornando necessário o consumo de algum analgésico ou anti-inflamatório. Mas quem não gosta de tomar esse tipo de medicamento e prefere sempre soluções naturais tem a possibilidade de testar uma série de remédios caseiros para aliviar a dor.

dores-em-geral

Muitas ervas possuem propriedades analgésicas que aliviam dores. Foto: iStock, Getty Images

Tratando dores em geral de modo natural

O consumo de analgésicos como paracetamol, acetaminofeno, ibuprofeno, ketaprofen e similares, aumenta a cada dia. O problema é que eles podem causar inúmeros problemas de saúde e também levar ao vício. Por isso, preparamos uma lista com algumas ervas poderosas que possuem propriedades analgésicas e podem ser utilizadas para aliviar dores em geral, sem nenhuma consequência nociva ao seu organismo.

Remédios naturais para aliviar dores em geral

Arnica

A arnica é nativa das regiões alpinas da Europa ocidental e central, e seu uso farmacêutico iniciou no século XV. Esta planta contém compostos conhecidos, como as lactonas de sesquiterpeno, que possuem a capacidade para reduzir a inflamação e estimular o sistema imunológico.

Por isso, a arnica é um excelente remédio para dores em geral, mas especialmente aquelas associadas a tecidos, ossos e lesões nas articulações, como ossos quebrados, contusões, torções, distensões e cicatrização pós-operatória. Ele atua como o ibuprofeno e é uma ótima maneira de realizar os primeiros socorros em todos os casos acima mencionados.

Cúrcuma

A cúrcuma, muitas vezes chamada de açafrão-da-terra, é um analgésico poderoso, que ajuda o nosso corpo a combater a inflamação. O ingrediente ativo da cúrcuma é chamado a curcumina, uma substância que tem a capacidade para diminuir a produção e a atividade das prostaglandinas produtoras de dores em geral.

Casca de salgueiro

Já a casca de salgueiro contém ácido salicílico, o ingrediente ativo primário da aspirina. Por este motivo, é muitas vezes referido como a aspirina das ervas. A salicina (ácido salicílico) tem a capacidade para aliviar a dor, bloqueando a produção de prostaglandinas. Esta casca também é muito eficaz no alívio da dor aguda e crônica, incluindo dores de cabeça, dor de dente, dor nas costas, artrite e similares; e também na redução da febre e inflamações.

Matricária

Esta é outra planta que é um excelente analgésico natural, muito útil no tratamento de dores em geral, mas principalmente em dores de cabeça e enxaquecas. Possui compostos conhecidos como lactonas sesquiterpênicas, que ajudam a prevenir a coagulação do sangue, enquanto a abrandam e inibem a liberação de prostaglandinas e histamina, responsáveis ​​pela inflamação e dor. A matricária relaxa os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo de sangue para o cérebro.

Cravo-da-índia

Outro remédio natural que você pode encontrar na sua cozinha é o cravo-da-índia, que é muito comumente usado para aliviar a dor de dente. Eles contêm um produto químico que tem função analgésica, anestésica, propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, úteis no alívio da inflamação e na eliminação de bactérias que causam a dor. O cravo-da-Índia também é muito eficaz em irritações na boca e lesões menos graves de gengiva.