Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para pés doloridos

Por Redação Doutíssima 19/11/2014

Tem muita gente que passa boa parte do seu dia em pé. Não é de se admirar que, especialmente essas pessoas, sofram frequentemente com os pés doloridos, seja na ponta, no calcanhar, na sola, tornozelo ou arco. Felizmente, há vários métodos naturais que ajudam a aliviar essa dor.

O que deixa os pés doloridos

A dor pode ter origem em diversas razões, como a idade avançada, o uso de sapatos desconfortáveis, ficar em pé por um longo período de tempo, algum tipo de fratura, deficiência mineral, unhas encravadas e diabetes ou outras condições de saúde. Por isso, é sempre bom conhecer a causa dos pés doloridos para depois começar a tratar este problema.

Pés-doloridos

A dos nos pés pode ser facilmente aliviada com remédios naturais e caseiros. Foto: Shutterstock

Se a causa não for relacionada com doenças, é possível conseguir o alivio para os pés doloridos apenas com remédios caseiros, que você pode fazer com ingredientes acessíveis. Veja quais são os melhores métodos naturais para obter o alívio do desconforto dos pés doloridos e não sofra mais com isso.

Conheça os melhores remédios caseiros para tratar pés doloridos

Terapia quente e frio

A terapia com água fria e quente pode ser eficaz no tratamento dos pés doloridos. O tratamento quente irá estimular o fluxo de sangue, enquanto o tratamento a frio irá reduzir a inflamação. Assim, quando você chegar em casa depois de um dia estressante, encha um balde com água fria e outra com água quente.

Sente-se numa cadeira confortável e mergulhe os pés na água quente por três minutos. Em seguida, faça o mesmo com água fria durante pelo menos 10 segundos ou até um minuto. Repita todo o processo duas ou três vezes e termine com o banho frio. Outra opção é a de aplicar uma bolsa de calor e um bloco de gelo, durante 10 minutos, para reduzir a dor.

Óleo de cravo

O óleo de cravo é outro remédio caseiro eficaz no tratamento de dores de cabeça, dor nas articulações, pé-de-atleta, fungo na unha e também pés doloridos, uma vez que aumenta a circulação do sangue. Para o alívio rápido, massageie suavemente os seus pés com óleo de cravo.

Isso vai estimular a circulação sanguínea e relaxar os músculos. Se você tem pele sensível ou um corte, dilua três gotas de óleo de cravo em uma colher de chá de azeite ou óleo de coco e depois massageie seus pés com esta mistura.

Pimenta caiena

A pimenta caiena é uma rica fonte de capsaicina, que é conhecida por aliviar dores musculares e outras dores relacionadas a artrite, tensão muscular, dor lombar, e até mesmo pés doloridos. Se os seus pés doem com o frio, polvilhe um pouco de pimenta caiena em suas meias antes de colocá-las e isso ajudará a mantê-los aquecidos.

Outro bom tratamento é adicionar meia colher de chá de pimenta caiena em pó em metade de um balde de água quente, mergulhando os pés nesta mistura por alguns minutos. Isto terá um efeito calmante, que vai proporcionar o alívio da dor.

Vinagre

O vinagre é usado em vários tratamentos e pode ajudar com a dores no pé originadas em alguma inflamação. Encha uma bacia com água quente e adicione duas colheres de sopa de vinagre. Você também pode misturar o sal marinho ou sal de mesa. Mergulhe os pés nesta mistura por cerca de 20 minutos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!