Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para eliminar cicatrizes

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

A maioria das cicatrizes no corpo vai embora por conta própria, especialmente aquelas relacionadas a pequenos cortes. Mas algumas marcas ficam por mais tempo e, em alguns casos, nunca desaparecem. Para ajudar a ter um processo de cicatrização saudável e sem marcas, alguns remédios caseiros podem ser adotados.

cicatrizes

A cicatriz pode ficar saliente quando é produzido colágeno em excesso. Foto: iStock, Getty Images

Por que se formam cicatrizes

As cicatrizes são naturalmente esperadas após qualquer tipo de lesão, queimadura ou incisão na pele. Sua idade, sexo, hereditariedade e estado geral de saúde pode desempenhar um papel importante na forma com que a sua pele cicatriza. Forma-se uma cicatriz quando uma camada profunda da pele é danificada. O corpo forma novas fibras de colágeno para reparar o dano, o que resulta em uma cicatriz. Geralmente ela é plana, mas se o corpo produz excesso de colágeno, ela pode ficar saliente.

Se você quer eliminar cicatrizes muito aparentes,pode tentar algum tratamento caseiro. Os resultados podem variar muito de pessoa para pessoa, mas podem dar ótimos resultados caso a marca tenha surgido devido a espinhas ou cortes pouco profundos.

Remédios caseiros para eliminar cicatrizes

Vitamina E

A vitamina E ajuda a reduzir a aparência da cicatriz. Você pode incluir suplementos diários em sua dita, ou usar uma cápsula de vitamina E tópica na cicatriz. Há ainda a opção de utilizar uma loção de vitamina E, que pode ser aplicada no local duas vezes por dia. Amêndoas, óleo de cártamo e avelãs são alguns alimentos ricos nessa vitamina.

Suco de limão

O limão contém ácido cítrico, que é muito eficiente para a remover uma cicatriz. Primeiro, limpe a pele com um sabonete suave, molhe uma bola de algodão no suco e, em seguida, aplique na região afetada. Deixe secar por 10 minutos e depois enxágue bem.

Aloe vera

Entre as inúmeras opções de tratamento para cicatrizes, a aloe vera, também conhecida como babosa, é um dos métodos mais populares e eficientes. O gel dessa planta ajuda a hidratar, reduzir a inflamação e aumentar a elasticidade do tecido da cicatriz.

Azeite

O azeite extra virgem é útil para a remoção de cicatrizes pois não obstrui os poros e elimina as células mortas da pele. Experimente massagear uma quantidade do tamanho de uma moeda de dez centavos em suas marcas diariamente e deixe secar. Coloque o óleo na área afetada durante a noite e enxágue pela manhã. Isso vai ajudar a clarear a cicatriz e suavizar a pele.

Manteiga de cacau

A manteiga de cacau é outro tratamento eficaz para a remoção de uma cicatriz. É um dos melhores hidratantes naturais, e opera tornando a pele mais macia na região do corte.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ótimo método natural de microdermoabrasão. Misture 5 partes de bicarbonato de sódio com 1 parte de água e mexa até formar uma pasta. Massageie esta mistura sobre a pele onde está a cicatriz e deixe por um minuto. Enxágue completamente com água morna e use este método duas vezes por semana.