Remédios Caseiros

Trate os pés cansados com remédios caseiros e naturais

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

Talvez por serem os pontos mais extremos na parte de baixo do nosso corpo, os pés são, muitas vezes, tratados com um certo desleixo. Mas são eles a nossa base, que absorve o impacto do chão quando caminhamos de um lugar para outro. Ter os pés cansados é um desconforto grande, pois qualquer deslocamento se transforma em um martírio.

Nosso estresse e cansaço físico e intelectual frequentemente se reflete nessa parte do nosso corpo – quantas vezes chegamos em casa depois do trabalho e, antes de qualquer coisa, tiramos os sapatos para aliviar a dor nos pés?

pés-cansados

Pés cansados podem vir de problemas de circulação ou esforço excessivo. Foto: iStock, Getty Images

Quais as causas dos pés cansados?

Os pés cansados, como qualquer outra resposta do corpo, pode ser um sintoma de muitas doenças. No entanto, os motivos mais comuns são os seguintes:

Esforço

Sem perceber, muitas vezes ao dia, submetemos o nosso corpo ao esforço físico excessivo, seja através de caminhadas, de muitas horas em pé, do trabalho doméstico ou do exercício. O corpo reage, fazendo-nos sentir o cansaço em sua parte inferior.

Calçados

Os sapatos devem sempre priorizar o conforto. Escolha calçados de boa qualidade, que se encaixam perfeitamente nos pés – caso contrário, dará origem a problemas como a sensação de pés cansados.

Circulação

A pessoa pode sofrer de problemas circulatórios que se refletem nos pés cansados.

Obesidade

Estar acima do peso significa que os pés ficam sobrecarregados, precisando suportar uma carga maior do que o ideal.

Receitas caseiras para aliviar os pés cansados

Receita 1

O sal marinho é calmante e energizante quando usado em um banho de pés. É especialmente útil se você tiver problemas com infecções de pele, feridas ou pele rachada. A lavanda nesta receita contribui para a pele, pelo poder de cura de seus próprios óleos essenciais, que aliviam a dor para os músculos cansados ​​e agem como um desodorante suave para, que mantém os pés frescos e sem odor.

Ingredientes 1 litro de água quente 4 a 5 gotas de óleo essencial de lavanda 2 colheres de sopa de sal marinho Como fazer Adicione a água quente em uma bacia grande, que possa acomodar os dois pés. Adicione o óleo de lavanda e o sal marinho.

Permita que os ingredientes se misturem com a água durante alguns minutos, mexendo ocasionalmente. Quando a água ficar confortável ao toque, mergulhe os pés cansados. Relaxe por quinze a vinte minutos. Seque seus pés e, quando terminar, certifique-se de secar entre os dedos. Use meias para manter os pés quentes.

Receita 2

Esse banho de pés é ideal para fazer antes de dormir. Ele ajuda a reduzir a dor nos pés ou fadiga geral. O tomilho, nessa receita, ajuda a acalmar os nervos, e o sal age como um esfoliante, que vai deixar os pés macios e relaxados.

Ingredientes

1 litro de água quente

1 copo de camomila seca

1/4 copo de tomilho seco

1 colher de sopa de sal grosso

Como fazer

Adicione a água quente em uma bacia grande o suficiente para acomodar os dois pés. Adicione a camomila, o tomilho e o sal. Permita que os ingredientes se misturem com a água durante alguns minutos, mexendo ocasionalmente.

Quando a água estiver confortável ao toque, mergulhe os seus pés cansados. Deixe os pés na água por cerca de quinze a vinte minutos. Seque seus pés e use meias para manter os pés quentes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!