Remédios Caseiros

Trate a vista queimada com solda usando remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

Ter a vista queimada com solda é um acidente comum entre trabalhadores de indústrias e da construção civil. As queimadura podem ter variados graus de intensidade, mas, mesmo nos casos mais suaves, é importante tratá-las de alguma maneira. Remédios caseiros podem ser usados nas situações em que a queimadura não é grave.

vista-queimada-com-solda

Radiações não ionizantes podem causar queimaduras nos olhos. Foto: iStock, Getty Images

Como acontece a vista queimada com solda

A solda é um processo que usa um aparelho elétrico, que gera radiações não ionizantes, possibilitando assim ao operador fundir e unir o metal. É um aparelho perigoso, que deve ser usado sempre com equipamentos de proteção adequados e por pessoas que têm o devido conhecimento sobre o seu manuseio.

Mas até mesmo os mais experientes acabam tendo a vista queimada com solda, em algum momento de descuido. A radiação emitida pelo aparelho de soldagem eleva a temperatura da superfície da pele, causando as lesões.

Os primeiros sinais da vista queimada com solda costumam aparecer de 6 a 12 horas depois da operação. Os sintomas incluem uma “picada” nos olhos e a sensação de que eles estão cheios de areia. Em casos mais graves pode haver uma dor intensa e forte lacrimejamento.

Tratamento para vista queimada com solda

Dependendo do grau de incômodo, o ideal é buscar auxílio médico imediato, já que a lesão pode ter sido mais grave e profunda do que aparenta. Para casos leves, é possível tentar alguma solução caseira, para aliviar os sintomas da vista queimada com solda. Veja algumas:

Leite frio

Você provavelmente tem leite frio em casa, certo? Então esse pode ser o seu primeiro socorro para os casos de vista queimada com solda. Pegue um pano e empape-o com leite frio, deite-se no sofá e coloque o pano sobre os olhos, renovando o líquido para que ele se mantenha sempre em uma temperatura baixa. Isso vai ajudar a diminuir a intensidade da dor, o que será o mais importante para você num primeiro momento.

Batatas em rodelas

Cada pessoa reage de uma determinada forma às queimaduras dos olhos. Por isso, talvez o leite frio não seja o remédio mais eficaz para você. Assim, ao invés de tentar esse método, você pode optar por cortar uma batata em rodelas e colocá-las sobre os olhos. Esse é um método bastante eficaz para aliviar a dor na maioria dos casos.

Queimaduras mais graves

Com os remédios que citamos acima, os sintomas característicos devem passar em menos de 24 horas. Caso isso não aconteça, então é hora de buscar um oftalmologista, que poderá fazer um diagnóstico mais preciso do problema. Não subestime esse tipo de queimadura, que pode ser bastante perigosa.

Busque, também, prevenir-se a esse tipo de acidente. Quando você for operar uma solda, evite olhar diretamente para o aparelho sem proteção – fazê-lo por menos de 10 segundos, sem essa proteção adequada, pode ser o suficiente para o aparecimento das queimaduras.