Remédios Caseiros

Aprenda a fazer em casa remédios caseiros para tratar prurido na pele

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

A sensação de prurido na pele é bastante comum, mas pode ter diversas origens diferentes. Quando o caso é grave e a coceira vem acompanhada de lesões, é recomendável procurar um dermatologista. Mas quando a situação é mais branda, o prurido na pele pode ser tratado com uma série de remédios caseiros que podem trazer alívio imediato.

prurido-na-pele

Saiba como acabar com a coceira com soluções naturais e caseiras. Foto: iStock, Getty Images

Malva acaba com o prurido na pele

Uma destas receitas tem como base a malva. A dica é controlar a coceira por meio de um cataplasma feito com a planta medicinal. Ela é rica em ácidos múcicos, responsáveis por aliviar a irritação da pele sem causar mais complicações, como alergias.

Para preparar o cataplasma com folhas de malva, você vai precisar de folhas frescas da planta e uma gaze ou pedaço de pano limpo. Lave bem as folhas, pegue um punhado delas e esmague-as sobre um pano limpo ou sobre a gaze. Aplique na região com prurido na pele e deixe agindo por 15 minutos. Em seguida, lave bem a área que está sendo tratada.

Alternativas caseiras para tratar prurido na pele

Veja outras receitas caseiras para trazer alívio à coceira.

Amido de milho

Polvilhar amido de milho (ou maisena) na parte afetada pela coceira é um dos métodos mais comuns e eficazes de combatê-la. Uma compressa fria também ajuda e vai proporcionar alívio imediato.

Urtiga

O chá ou o óleo de urtiga fresco apresentam bons resultados no combate ao prurido na pele. Esta planta é adequada especialmente para coceiras resultantes das picadas de insetos. Se for preparar o chá, use uma colher de folhas secas da planta em uma xícara de água fervente. Espere, em infusão, por 15 minutos e tome duas vezes por dia.

Couve

Pegue dois punhados de folhas de couve e coloque-as em água quente por aproximadamente dez minutos. Logo depois, aplique-as diretamente na área onde ocorre o prurido na pele.

Canela em pó e mel

Estes dois ingredientes, juntos, promovem enorme alívio à coceira. Misture os dois e aplique a solução diretamente na área afetada.

Bicarbonato de sódio

Misture com água e passe a pasta na região da pele onde há coceira.

Camomila

Em meio litro de água quente, deposite folhas de camomila. Assim que esfriar, coe. Logo que a água estiver fresca, aplique na pele.

Pau de cajueiro

O chá com cascas de pau de cajueiro pode ser ingerido ou aplicado no local da coceira.

Espinheira-santa

Este é um ótimo remédio caseiro para prurido na pele. No entanto, preste bastante atenção, porque, diferente de outros, ele deve ser somente tomado, e não aplicado diretamente no local da coceira.

Cebola

Experimente misturar cebola, azeite de oliva e alho e prepare uma pasta batida no liquidificador. Em seguida, aplique na área em que sente coceira.

Confrei e mastruz

Faça um suco de confrei e mastruz e passe na área do corpo em que tem a alergia.

Aveia e vinagre de maçã

Para um banho de imersão, acrescente à água da banheira uma mistura  de duas xícaras de farinha de aveia e duas colheres de vinagre de maçã.