Remédios Caseiros

Veja como para preparar um remédio caseiro para TPM

Por Redação Doutíssima 26/06/2014

A tensão pré-mentrual (TPM) consiste em um conjunto de sintomas que a mulher tem, mais ou menos, 15 dias antes de menstruar. Normalmente, os sintomas desaparecem um ou dois dias antes da menstruação, mas eles são tão incômodos que a busca por um remédio caseiro para TPM é sempre válida.

Remédio caseiro para TPM ataca sintomas

O remédio caseiro para TPM é importante para atacar os sintomas. Entre eles, é possível citar inchaço ou sensação de gases, sensibilidade nos seios, inabilidade, constipação ou diarréia, desejos por alimentos doces, dor de cabeça, além de intolerância ao barulho e certas situações. Muitas pessoas acham que a TPM é uma grande bobagem, porém, as mulheres que sofrem deste mal, sabem o quanto é desconfortável.

Seja para TPM ou cólica menstrual, remédios caseiros oferecem alívio importante. Foto: Shutterstock

Seja para TPM ou cólica menstrual, remédios caseiros oferecem alívio importante. Foto: Shutterstock

Remédio caseiro para TPM com cenoura

Existe um remédio caseiro para TPM feito com cenoura e agrião. Estas duas plantas medicinais têm propriedades diuréticas diminuindo o inchaço e o acúmulo de líquidos característicos na TPM.

Para preparar este remédio caseiro para TPM, você precisa de uma cenoura, dois talos de agrião e dois copos de água de coco. Corte a cenoura em pedaços e bata todos os ingredientes no liquidificador. Beber o suco cerca de duas vezes por dia, todos os dias da semana que antecede a menstruação até ela descer.

Remédio caseiro para TPM com banana

A banana e o leite de soja são outros alimentos importantes para fazer um remédio caseiro para TPM. O suco feito com estes ingredientes contém fito-hormônios, que ajudam a diminuir as variações hormonais femininas.

Os ingredientes são: uma banana, um copo de água de coco e uma colher (sopa) de leite de soja em pó. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba o suco duas vezes ao dia, durante todos os dias da semana que antecede o período menstrual até a descida da menstruação.

Remédio caseiro para TPM com ameixa

Outro remédio caseiro para TPM é o suco de ameixa com framboesa e gengibre ralado, pois ajuda a atenuar as alterações hormonais típicas desta fase.

Para preparar o suco, você precisará de cinco ameixas pretas sem caroço, meia colher (sopa) de gengibre ralado, 20 framboesas e dois copos de água. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Este suco deve ser tomado desde os cinco dias antes de a menstruação chegar, até o fim do ciclo. Se preferir, adoce com mel.

Remédio caseiro para cólicas menstruais

Outro mal que atinge grande parte das mulheres são as cólicas menstruais. Assim como ocorre com o remédio caseiro para TPM, soluções fáceis são indicadas para diminuir as cólicas.

Uma delas é o chá de agnocasto, pois possui propriedades sedativas e antiespasmódicas que ajudam a equilibrar os níveis hormonais, sendo eficaz não só no alívio das cólicas, mas também de outros sintomas relacionados à menstruação, como acnes, TPM e irregularidades no ciclo menstrual.

Coloque uma colher (sopa) de agnocasto em 200ml de água fervente e deixe descansar durante 15 minutos. Beba o chá duas a quatro vezes por dia. Lembrando que se deve ter cuidado ao administrar as doses do chá, pois altas dosagens podem provocar problemas intestinais.

Caso a mulher tenha muitas cólicas menstruais ou os sintomas da tensão pré-menstrual são constantes e, de alguma forma, acabam prejudicando a vida social da pessoa, recomenda-se uma consulta a um ginecologista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar

Guia do corrimento vaginal. Tudo o que você precisa saber sobre corrimento: quais tipos, cores, cheiro, como diagnosticar e tratar

Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde

Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento

Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro. 

Bill gates investe na camisinha do futuro

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Etiqueta do sexo: como fazer sexo oral sem tabu

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento