Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para curar os soluços

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

Os soluços podem surgir nos momentos mais inconvenientes. Quando você está em público, precisa usar alguns procedimentos muito sutis para controlá-los. Além de tomar um copo de água e trancar a respiração por alguns segundos, há outros métodos caseiros que ajudam a curar os soluços.

curar-os-soluços

Algumas medidas naturais e caseiras podem sumir com crises de soluços. Foto: iStock, Getty Images

Por que ocorrem os soluços?

Mas todo mundo se pergunta: de onde surgem os soluços? Pois bem, os soluços ocorrem quando um espasmo contrai o diafragma, um músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Este espasmo provoca uma ingestão de ar, que é subitamente interrompida pelo fechamento das cordas vocais. Essa característica origina o som de “soluçar”.

Um estômago muito cheio pode causar crises de soluços que vão embora por conta própria. Outras possíveis causas são estresse emocional, beber muito álcool, fumar ou mudanças bruscas de temperatura do estômago, tais como beber uma bebida quente e, em seguida, uma bebida fria. A boa notícia é que existem muitas maneiras de curar os soluços usando remédios caseiros. Conheça algumas.

Métodos caseiros para curar os soluços

Açúcar e vinho tinto

Para curar os soluços você pode usar uma colher de sopa de açúcar e algumas gotas de vinho tinto e apenas engolir esta mistura. Existe ainda uma outra maneira de curar os soluços com açúcar. Basta consumir uma colher de sopa de açúcar e deixá-lo bem no fundo de sua boca.

Este é o lugar onde as papilas gustativas são mais sensíveis para o sabor azedo, o que provoca uma reação do corpo, parando o soluço.

Limão

Como os soluços são espasmos involuntários, qualquer espasmo que possa neutralizar sua ação vai curá-los imediatamente. É por isso que o limão é uma maneira de curar os soluços indesejados. Use um pouco de suco de limão diluído em água e coloque em sua boca. A acidez natural do limão vai ajudar a enganar o corpo, acabando com os soluços ao proporcionando uma reação devido ao sabor azedo.

Chá de camomila

A camomila é um relaxante muscular e, portanto, é uma ótima maneira de curar os soluços, que nada mais são que espasmos musculares associados. Para isso, basta preparar um chá de camomila e tomá-lo para parar as contrações musculares em poucos minutos.

Mel

Assim como o açúcar, o mel também é muito doce e muito bom para curar os soluços. Você deve colocar o mel dentro de sua garganta e contar até 10, e seus soluços irão sumir. Além disso, o mel é ótimo para várias outras questões de saúde, por isso, é uma vitória extra na cura das crises de soluços.

Endro

Este é um truque simples e de sabor agradável. Lentamente, mastigue uma colher de chá de sementes de endro. Esta cura tradicional pode trabalhar para acabar com os soluços, já que estimula os nervos e músculos responsáveis pelos espasmos causadores destas situações.

Respirar em um saco de papel

Sabe aqueles sacos de papel que há muitos anos eram usados em padarias e supermercados? Pois eles podem ser ótimos remédios para curar os soluços. Para isso, basta respirar por alguns segundos dentro do saco, o que irá efetivamente parar com os espasmos, devido ao desequilíbrio de dióxido de carbono no sangue, que iniciou com os soluços e passará a ser corrigido.

Tome cuidado ao fazer este tratamento – pessoas cardíacas não podem utilizá-lo. Se você se sentir tonto ou falta de ar, pare o método imediatamente.