Remédios Caseiros

Combata as náuseas com remédios caseiros e naturais

Por Redação Doutíssima 18/10/2014

Comeu alguma coisa que não caiu bem, exagerou na bebida na noite passada ou viu uma cena de embrulhar estômago naquele filme de terror? Muitos são os motivos que podem causar náuseas, desde um balançar de barco até uma infecção intestinal. Por sorte, há remédios caseiros que ajudam a tratar esse problema.

náuseas

Há soluções naturais para acabar com a desagradável sensaão de enjoo. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros para acabar com as náuseas

Suco

O suco de melão com gengibre age instantaneamente no combate às náuseas. Rico em proteínas, ele impulsiona a circulação sanguínea e aumenta a produção de suco gástrico e saliva. Separe meio melão descascado e dois centímetros de gengibre. Bata no liquidificador com meio litro de água ou leve à centrífuga apenas o melão e o gengibre. Beba gelado.

Gengibre

Anti-inflamatório e desintoxicante, o gengibre ajuda a tratar a causa do enjoo, não apenas seus sintomas. Prepare um chá com o ingrediente, ralando a sua raiz com um ralador, até obter uma colher (sopa). Depois, ferva uma xícara de água. Coloque o gengibre na xícara junto com a água e deixe descansar por 10 minutos. Agora é só coar e tomar durante o dia, repetindo sempre que puder.

Chás

Acalmar o estômago e parar com as náuseas são algumas das propriedades dos chás de hortelã e erva doce. Leve meio litro de água ao fogo, junto com duas colheres (sopa) de erva doce e uma colher (sopa) de hortelã. Após ferver, coe a mistura. Consuma duas vezes por dia, sem adoçar. Evite essa receita se você sofre de gastrite ou úlcera.

Os chás de poejo, macela e cravo-da-índia também diminuem a ânsia de vômito. Basta preparar uma infusão com uma colher (sopa) do chá de sua preferência, deixando descansar por cinco minutos antes de ingerir. Em geral, usar a planta produz mais efeito, mas se você usar o de saquinho, não tem problema. O chá de macela é mais indicado para enjoos causados por intoxicação alimentar.

Vinagre

Se as náuseas só costumam aparecer em viagens, quando há movimentos repetidos por várias horas, uma boa opção é o vinagre – seu cheiro forte ameniza a ânsia. Leve compressas embebidas em vinagre e coloque sobre a testa. Dilua o vinagre em água para que o cheiro não fique muito forte, principalmente se estiver em um lugar fechado.

Cebola e mel

Comer cebola crua também dá resultado. Descasque meia cebola e passe no lado grosso do ralador. Em um liquidificador, acrescente a cebola ralada, um copo médio de água (pode ser gaseificada) e gotas de limão. Bata durante cinco minutos, coe e beba em seguida. O mel pode ser usado como adoçante.

Além de adoçar, o mel diminui a irritação que provoca o mal estar, acalmando o estômago. Misture duas colheres (sopa) de mel e duas colheres (sopa) de suco de limão com meio copo de água gelada. Leve ao liquidificador e beba três colheres, de oito em oito horas.

Alimentos gelados

Alimentos gelados, em geral, são eficientes contra as náuseas. Sorvetes, frutas e gelatinas podem ser consumidos. Tonturas também podem aparecer junto com a ânsia. Caso isso aconteça, procure se deitar e manter a cabeça parada. Se a indisposição persistir, o ideal é procurar um médico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!