Remédios Caseiros

Alteia: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

Antigamente, a alteia era utilizada para fabricar o marshmallow. Hoje, entretanto, outros benefícios já foram descobertos para o uso dela, entre eles, o medicinal. Mas, há muitos anos, esta planta já está incluída na lista das ervas utilizadas pelas medicinas grega e chinesa.

Alteia

Planta é usada para auxiliar a primeira dentição. Foto: iStock, Getty Images

Alteia contra tosse

 

O seu nome científico, althaesignifica curar, em grego. A erva é bastante utilizada em infusão, com grande eficácia graças ao seu teor em mucilagem, no tratamento contra a tosse. Esta planta da família das malváceas mede até um metro e meio de altura. É ligeiramente tomentosa, macia ao tato.

A raiz é longa fusiforme e cilíndrica. A haste é ereta e também cilíndrica, de ramos alternos, verde-avermelhados. As folhas são numerosas, alternadas, aveludadas, munidas de duas estipulas membranosas na base.

As flores são esbranquiçadas, purpúreas ou ligeiramente rosadas, quase sésseis, formando uma espécie de panícula nas axilas das folhas superiores. O fruto da alteia é constituído por diversas cápsulas que se separam quando maduras.

Planta medicinal béquica, é utilizada no tratamento contra a tosse e como mordedor para as crianças. É uma erva tradicional europeia com propriedades calmantes, usada sobretudo para tratar distúrbios digestivos e respiratórios.

Seus princípios ativos são a mucilagem, flavonoides, taninos, com propriedades béquicas, mucilaginosas, emolientes, calmantes.

Indicações  de uso da aleteia

 

Das suas folhas e raízes é possível fazer chá por infusão ou decocção, bastante usado em casos de inflamação, emplastros contra inflamações de pele, e um chá emoliente e calmante, muito útil em casos de inflamação.

As flores podem ser empregadas em patologias das vias respiratórias, são bastante eficientes na cura da tosse infantil ou de pacientes da terceira idade. Em forma de loção tem um ótimo efeito se aplicado em fomentação para acalmar dores e erupções cutâneas. Para favorecer a dentição nas crianças, pode ser dado para elas mastigarem.

Membranas mucosas inflamadas

 

A raiz da alteia é bastante usada para acalmar e proteger membranas mucosas irritadas, como na bronquite crônica, na hiperacide e na síndroma do cólon irritável. Por sua consistência viscosa, reduz o desconforto e a inflamação, agindo como o muco do próprio corpo.

Uso medicinal

 

1. Compressa

 

Faça uma decocção das folhas e raízes, deixando ferver por 10 minutos. Coe e use o chá para embeber uma gaze. Aplique morna sobre a pele.

2. Decocção

 

É feita quando se usa a raiz da alteia. Coloque em um litro de água ainda fria duas colheres (sopa), da raiz da planta. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Depois de desligar o foto, mantenha tapado em infusão por mais cinco minutos. Beba até 3 xícaras por dia.

3. Infusão

 

Use este método quando o preparo envolver as folhas e flores da planta. Para fazer a infusão, basta colocar sobre duas colheres (sopa) da planta, um litro de água fervente. Tape e mantenha em infusão por 15 minutos. Coe e beba morno até três xícaras por dia. Evite fazer este preparo em alumínio, pois este solta partículas microscópicas que são prejudiciais saúde.

4. Xarope

 

Coloque uma colher (sopa) de folhas e flores de alteia em uma xícara de água e deixe ferver por cinco minutos. Coe e junte ao chá uma xícara de açúcar ou mel. Leve ao fogo e mantenha em cozimento até atingir o ponto de fio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!