Relacionamento

Como um terapeuta sexual pode ajudar a melhorar sua vida íntima?

Por Redação Doutíssima 02/11/2014

As disfunções sexuais são cada vez mais frequentes na vida dos casais modernos. Mas à medida em que os problemas surgem, também aparecem alternativas para tratá-los. Profissionais como o terapeuta sexual – que pode ser médico ou psicólogo -, por exemplo, é especializado em melhorar a vida amorosa dos pares, tratando esses distúrbios sexuais.

terapeuta-sexual

A terapia sexual pode tratar problemas de origem orgânica ou emocional. Foto: iStock, Getty Images

O que faz um terapeuta sexual

O terapeuta sexual é o profissional indicado para esclarecer problemas tanto orgânicos quanto emocionais relativos à vida sexual – é importante salientar que pode acontecer de a disfunção ter um caráter físico e, ao mesmo tempo, estar relacionada ao aspecto psicológico.

Desta forma, um terapeuta sexual vai conduzir o tratamento, que pode ser paralelo ao trabalho de um médico, a fim de acabar com as complicações ligadas ao sexo.

O psicólogo que atua em sexualidade humana, diferente do médico, está focado no tratamento das disfunções em que as causas não são físicas. Há casos de pacientes que chegam ao consultório com questões que tentaram tratar em outros âmbitos, sem sucesso, durante muitos anos – sem nunca tê-las enfrentando de frente, gerando cada vez mais insegurança e frustração.

Razões corriqueiras

O terapeuta sexual vai atuar na sinalização da origem das disfunções sexuais, que podem estar ligadas a razões corriqueiras, como a ansiedade e o estresse. Mas, mesmo que essas causas, que são as mais comuns, sejam identificadas, o tratamento pode ser mais longo e intenso do que se imagina.

Há, ainda, as disfunções sexuais de fundo orgânico,que, assim como as de origem emocional, podem interferir na resposta sexual. Neste caso específico, somente um médico poderá intervir, pedindo exames físicos que esclareçam a patologia e prescrevendo medicamentos.

Combatendo a ansiedade com o terapeuta sexual

Mas quando o assunto pode ser tratado pelo psicólogo, o alvo é o combate à ansiedade. O terapeuta sexual trabalha para desmistificar falsas crenças, trabalhando aspectos psicológicos que interferem diretamente no funcionamento do corpo. A psicoterapia pode ser dirigida individualmente ou para o casal, ou mesmo alternadamente, unindo os dois processos.

O terapeuta dará início ao tratamento a partir de uma entrevista individual, que pode ser seguida por outra com a presença do casal. Estas conversas iniciais servem para esclarecer alguns mitos em relação ao próprio tratamento. As primeiras entrevistas também são importantes para traçar o planejamento, os objetivos de todo o tratamento.

Respostas

Na maioria dos casos, especialmente quando os parceiros se mostram inteiramente abertos, as respostas positivas tendem a ser relativamente rápidas, e logo se percebe uma melhora na vida sexual do casal. Com a evolução do tratamento, o casal começa a ter condições de encontrar as respostas sexuais individuais e dos dois parceiros.

No caso da terapia individual, o objetivo é criar condições que ampliem o autoconhecimento e proporcionem o prazer. A terapia em casal visa facilitar a comunicação entre os dois parceiros, mediando a busca pelo conhecimento maior sobre a relação, levando a descobrir e evitar os fatores que deterioram o relacionamento.