Sexualidade

Veja quais são as razões para sentir dor no sexo

Por Redação Doutíssima 03/11/2014

A dor durante a relação sexual é tão comum que quase todas as mulheres a sentem em algum momento de suas vidas. Para algumas delas, a dor é apenas um problema temporário, mas, para outras, é crônico, ou de longo prazo. A dor no sexo pode ser sinal de um problema ginecológico ou então relacionado à resposta sexual, como a falta de desejo ou de excitação.

dor-no-sexo

O tratamento para aliviar as dores vai depender da origem do desconforto. Foto: iStock, Getty Images

Onde ocorre a dor no sexo

É possível sentir dor na vulva, na área da abertura da vagina ou dentro da vagina. O períneo é um local de comum ocorrência da dor no sexo, que também pode acontecer na parte inferior das costas, região pélvica, útero ou bexiga.

Se essas dores durante o sexo forem frequentes ou graves, você deve procurar um profissional de saúde, para que ele averigue a possibilidade de haver uma doença ginecológica, que pode ser a origem dessa dor.

Além disso, o seu médico pode te ajudar a resolver problemas relacionados à resposta sexual. Veja quais são as principais razões para sentir dor no sexo e veja como você pode identificar cada uma delas.

Quais as principais origens da dor no sexo

Lubrificação insuficiente

Isso quer dizer que você está sentindo dor no sexo porque as preliminares não foram suficientes. A lubrificação insuficiente também é comum pela queda nos níveis de estrogênio depois da menopausa, após o parto ou durante a amamentação.

Além disso, alguns medicamentos podem inibir o desejo ou excitação, contribuindo para uma baixa lubrificação. Este grupo inclui antidepressivos, medicamentos para pressão arterial elevada, sedativos, anti-histamínicos e certas pílulas anticoncepcionais.

Inflamação, infecção ou doença de pele

Uma infecção em sua área genital ou urinária pode causar muita dor no sexo. Eczemas ou outros problemas de pele também podem ser o problema. Veja se existe algum sintoma de inchaço, vermelhidão ou algum corrimento anormal e relate ao seu médico.

Vaginismo

Os espasmos involuntários dos músculos da parede vaginal, também conhecidos como vaginismo, podem fazer as tentativas de penetração muito dolorosas. Este é um problema totalmente psicológico, que pode ser causado principalmente pelo medo de ser ferido ou trauma anterior.

Doenças e condições

A lista inclui a endometriose, doença inflamatória pélvica, prolapso uterino, útero retrovertido, miomas uterinos, cistite, síndrome do intestino irritável, hemorroidas e cistos ovarianos. Mas é claro que isso só pode ser detectado pelo médico, por isso é sempre recomendável conversar com este profissional quando sentir dor no sexo.

Problemas psicológicos

Ansiedade, depressão, estresse e preocupação com a sua aparência física podem contribuir para um baixo nível de excitação e para o surgimento da dor. Além disso, seus músculos do assoalho pélvico tendem a se tornar tensos em resposta ao estresse, e isso pode contribuir para a dor no sexo.

Como tratar a dor no sexo?

Se você conversou com o seu médico e não existe nenhuma razão conhecida para a sensação de desconforto durante o sexo, pode ser realmente que você esteja em um momento de mais estresse em sua vida ou talvez precisando de mais estímulo para conseguir a lubrificação adequada.

Por isso, converse com seu parceiro sobre o assunto para aumentar o tempo das preliminares ou para buscarem juntos outras formas de prazer. Além disso, lubrificantes à base de água podem ser a solução para acabar com a dor.