Guia do Sexo Anal

Enema: saiba como fazer de maneira segura

Por Redação Doutíssima 05/11/2014

O enema, mais conhecido como limpeza intestinal, é um procedimento que muitos optam por fazer antes de ter uma relação que envolve penetração anal. Envolvendo a inserção de uma solução aquosa no ânus, é visto como uma forma de manter o sexo anal totalmente higiênico.

Enema é necessário

A verdade é que, para praticar o sexo anal com limpeza, nem sempre é preciso este tipo de procedimento. No entanto, algumas pessoas se sentem mais seguras se o fizerem. Os enemas são opcionais porque o reto, parte final do intestino grosso, onde o pênis penetrará, é normalmente vazio, a menos que a pessoa esteja prestes a defecar.

enema

Limpeza intestinal remove qualquer resíduo do reto. Foto: iStock, Getty Images

Ou seja, trata-se de uma das áreas mais limpas do aparelho digestivo. Por esta parte ser “reta”, ao contrário do intestino, que contém curvas, a matéria fecal fica longe do reto. Portanto, uma higienização ao redor do ânus costuma ser o suficiente.

Se, mesmo assim, você quiser realizar um enema, saiba que é preciso ter muito cuidado, caso contrário ele causará um trauma no reto, aumentando o risco para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Para não correr esse risco, siga na leitura e descubra como praticar uma limpeza intestinal sem riscos.

Como fazer um enema

Se você acha que fazer um enema vai te ajudar a relaxar e garantir que nada de errado na hora do sexo anal, vá em frente. Mas lembre-se de ter alguns cuidados para não acabar machucando o ânus, o que acabará com a brincadeira antes mesmo de ela começar.

Use o equipamento correto

É muito comum que as pessoas utilizem equipamentos caseiros para fazer a limpeza intestinal, mas nem sempre eles são seguros. O mais usado é, sem dúvida, o chuveirinho do banheiro, mas ele pode ser potencialmente perigoso, já que você tem pouco controle sobre a quantidade de água que irá entrar.

Além disso, a água pode ter componentes que prejudicam a sua flora intestinal. E então, o que fazer? Em farmácias, é possível encontrar alguns kits para enema que são totalmente seguros. Procure uma solução adequada e não use qualquer tipo de ingrediente alternativo para a limpeza do intestino.

Preparando o material

Você deve preparar todo o material segundo as indicações da embalagem. Além disso, deverá aquecer a solução usada para que ela se torne morna, mas nunca quente. Você também vai precisar de algumas toalhas, para caso de ocorrer alguns vazamentos, mas lembre-se sempre de fazer a limpeza intestinal no banheiro, perto do vaso sanitário.

Use um lubrificante

A mucosa que reveste o ânus é muito sensível, por isso, você deve ter cuidado na administração de qualquer elemento dentro dele. Para facilitar a entrada do tubo do enema, procure usar um pouco de lubrificante, o que irá evitar qualquer tipo de ruptura dos tecidos anais. Além disso, faça o procedimento com muito cuidado e pare imediatamente em qualquer sinal de dor.

Quando fazer

Você deve fazer o procedimento mais ou menos uma hora antes de fazer sexo anal. Para garantir, pode fazê-lo duas vezes, retirando absolutamente todos os resíduos fecais do intestino. Mas lembre-se que nem sempre a limpeza intestinal é necessária, por isso, lavar a área com água e um sabonete bactericida pode ser o suficiente para deixar tudo limpinho.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!