Remédios Caseiros

Trate as úlceras com remédios caseiros e naturais

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

As úlceras do estômago são lesões causadas devido a uma ruptura no revestimento interno do órgão. Esse tipo de doença, também conhecida como úlcera péptica, causa muita dor ao paciente e pode ter várias origens. Além de um tratamento médico especializado, é possível optar por remédios caseiros para aliviar os sintomas.

úlceras

As úlceras estomacais surgem quando há a ruptura de uma parte da parede do estômago. Foto: iStock, Getty Images

Origens da úlcera

Ter uma rotina estressante, abusar no consumo de álcool, fumar e manter uma dieta rica em alimentos processados, frituras ou as comidas muito picantes são as origens mais comuns das úlceras. Mas elas também podem ser uma consequência de outra doença subjacente. Além do revestimento do estômago, a doença pode aparecer no esôfago.

Sintomas e tratamento das úlceras

A maioria das pessoas que sofre de úlceras pode ter apenas um pouco de dor de estômago, que pode evoluir até uma situação mais aguda. Outros não têm qualquer tipo de sintomas. Em casos mais graves, com feridas mais profundas, pode haver sangramento, indigestão, náuseas e vômitos.

É importante ressaltar que as úlceras podem até mesmo causar a morte, portanto, se você desconfia ter uma, procure o médico imediatamente. Para o tratamento adequado, é necessário descobrir a razão de a lesão ter surgido. Geralmente, o médico receita o consumo de medicamentos antibióticos.

Remédios caseiros para tratar úlceras

Os remédios para as úlceras de estômago convencionais prescritos muitas vezes levam a efeitos colaterais severos. Por isso, em casos menos graves, muitos optam por tratamentos alternativos. Conheça, abaixo, algumas receitas de remédios naturais para tratar a úlcera estomacal.

Suco de repolho

O repolho cru é um remédio popular para úlcera de estômago. É conhecido pela produção de um aminoácido que ajuda impulsionar o sangue para o estômago, ajudando a fortalecer o órgão e, assim, curar a lesão. Consumir o suco de cenoura e repolho é outra maneira eficaz de curar úlceras estomacais.

Mel

O mel é um remédio natural que tem potentes propriedades de cura. Quando ingerido, ele ataca as bactérias e fortalece o estômago. Você pode incluí-lo em suas refeições do dia a dia, já que ajuda a reduzir qualquer inflamação no estômago e também previne alergias e outras doenças.

Banana

Comer bananas é uma ótima maneira de neutralizar a hiperacidez do estômago, que é causada pelos sucos gástricos. Para aqueles que não gostam de comer bananas, você pode consumi-las na forma de vitamina. A fruta, além de amenizar a acidez do suco gástrico, colabora com a redução da inflamação e o reforço da parede do estômago.

Coco

O consumo do coco é muito bom para as pessoas que sofrem de úlceras de estômago pelas suas qualidades antibacterianas. Ele mata as bactérias que causam úlceras. Você pode optar por consumir o leite de coco ou a água de coco.

Também é possível ingerir uma colher de sopa de óleo de coco de manhã e outra à noite, durante uma semana. Como o óleo de coco é composto principalmente por ácidos graxos de cadeia média, ele pode ser facilmente digerido.