Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para eliminar a espinha

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

A espinha pode ser um pesadelo para uma pessoa que está sempre preocupada em ter uma pele lisa e perfeita. Ela pode aparecer nas costas, ombros, pescoços e peito, mas é no rosto que causa maior incômodo, principalmente estético. Felizmente, há muitas soluções caseiras que podem ser aplicadas sobre a área e acelerar a eliminação das horríveis espinhas.

espinha

Espinhas se formam quando os poros do rosto ficam entupidos de sebo e células mortas. Foto: iStock, Getty Images

Como surge uma espinha?

A nossa pele tem inúmeras poros, que estão ligados às glândulas sebáceas, presentes logo abaixo da superfície. Estas glândulas produzem sebo (uma substância oleosa), que é liberado na pele através dos poros, juntamente com a pele morta.

Quando os poros do rosto ficam entupidos, devido ao acúmulo de sebo, células mortas e sujeira, acabam se formando as espinhas. É muito comum que pessoas com a pele oleosa enfrentem este problema com mais frequência, mas mesmo as quem tem a pele seca e normal pode ser contemplado com uma espinha de vez em quando.

Seja como for, o melhor é sempre prevenir o aparecimento de uma espinha, mantendo a pele sempre limpa e fazendo uma esfoliação periodicamente. Se mesmo assim a erupção apareceu e você não sabe como eliminá-la, confira as nossas dicas de receitas caseiras.

Remédios caseiros para eliminar uma espinha

Mel

O mel faz um trabalho milagroso na remoção de uma espinha. Por ser um antibiótico natural, ele mata as bactérias que causam esse problema. Ele também possui propriedades hidratantes, que mantêm a pele saudável.

Para aproveitar o seu efeito mágico, você precisa apenas aplicar um pouco de mel sobre as espinhas. Deixe secar por conta própria durante quase uma hora. Em seguida, lave com água normal e diga adeus à acne.

Manjericão

O líquido extraído das folhas de manjericão é uma outra arma eficaz para combater as espinhas. Pegue algumas folhas e coloque-as em água morna por cerca de 20 minutos. Antes de ir para a cama, limpe seu rosto e aplique o líquido extraído com a ajuda de uma bola de algodão.

Deixe agir sobre a área afetada a noite inteira, para que ele possa secar automaticamente. Lave o rosto pela manhã e veja a diferença em sua pele. As espinhas diminuem e a pele fica mais clara.

Suco de laranja

De acordo com dermatologistas, o teor de acidez e a vitamina C das laranjas as tornam a cura perfeita para acnes. Antes de tocar a sua pele, lave as suas mãos – para não introduzir mais bactérias. Em seguida, lave o rosto com água morna, que ajudará a dilatar os poros.

Suavemente, esfregue a casca da laranja sobre a área afetada. Você deve usar cascas de laranja diferentes para cada espinha, caso contrário, há uma grande chance de espalhar as bactérias e causar uma infecção. Agora mergulhe uma bola de algodão ou cotonete no suco de laranja e aplique sobre a acne. Por fim, lave o rosto com água fria, que ajudará a fechar os poros e impedir a sua obstrução.

Aspirina

Muitos produtos específicos para o tratamento de uma espinha são a base de ácido acetilsalicílico. Mas se você não tem nenhum desses em casa, use uma aspirina, que contém esse princípio ativo.

Esmague um comprimido do medicamento e adicione algumas gotas de água para fazer uma pasta, que deve ser aplicada sobre a acne. Deixe a pasta secar. A aspirina é um agente anti-inflamatório, e ajuda a reduzir o inchaço ocasionado pelo pus acumulado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!