Remédios Caseiros

Urtiga branca: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

Também conhecida como lâmio-branco, lamium, urtiga-morta, urtiga-de-abelha e erva-angélica, a urtiga branca é natural da Europa, mas pode ser encontrada em vários outros países. Da família botânica das Lamiaceae, ela possui vida longa e pode atingir 60 cm de altura.

Suas folhas são ovaladas, opostas e cerreadas, e suas flores são grandes e brancas, no formato de uma boca aberta. Costuma começar a aflorar no verão, florescendo nos primeiros dias de primavera. Conheça suas propriedades medicinais e aprenda fazer remédios caseiros.

Urtiga branca

Urtiga branca é uma planta que pode ser usada em remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros com urtiga branca

 

1.Corrimento vaginal

O conteúdo vaginal normal de toda mulher não possui cor ou cheiro. Quando isso começa a mudar e a mulher passa a produzir um corrimento fétido e amarelado, seguido de coceira vaginal, dor pélvica ao urinar ou durante a relação sexual, isso significa que ela está com algum problema.

Causada pelo desequilíbrio da flora vaginal, essa questão pode ser curada com a urtiga branca, que é adstringente e emoliente. Ferva uma xícara de água e acrescente 5 gramas da planta. Depois de 10 minutos, coe e beba três vezes ao dia.

2.Dor de garganta

Expectorante, a urtiga branca ajuda a eliminar o catarro acumulado nas vias respiratórias causado pela inflamação da garganta, seja ela viral ou bacteriana. Para preparar uma decocção dessa planta, será necessário 10 gramas das flores da urtiga e 200 ml de água.

Leve tudo ao fogo e deixe ferver durante 10 minutos. Deixe esfriar e coe. Faça gargarejos com esse chá sempre que estiver sofrendo de dores na garganta. Suas flores, fervidas com água, ainda combatem a hidropisia, acúmulo de fluidos em cavidades do corpo.

3.Pedra nos rins

O acúmulo de cristais na urina formam os cálculos renais, mais conhecidos como pedra nos rins, que causam dor intensa nas costas e abdômen, e podem ser acompanhados de náusea e vômito. Para limpar o sangue e evitar esse problema utilizando a urtiga branca, separe 50 gramas do caule dessa planta ou 25 gramas da raiz e um litro de água.

Comece fervendo a água. Depois misture a planta na água e deixe tapado, descansando por 10 minutos. Coe e espere esfriar. Tome esse chá três vezes ao dia.

4.Menstruação intensa

A urtiga branca é muito usada como tônico uterino, que reduz o grande fluxo menstrual feminino, além de deixar esses períodos mais curtos. As dores das cólicas menstruais também são aliviadas com essa planta. Em um recipiente, esprema o suco das folhas da urtiga.

Beba dois copos do líquido extraído por dia. Uma compressa externa da planta pode ser aplicada na região do útero. Faça a mesma aplicação em casos de hemorroidas e varizes. Basta molhar um pano no líquido e colocar sobre a pele, ainda morno.

 

Contraindicações da urtiga branca

 

Remédios caseiros a base de urtiga branca devem ser evitados por pacientes que sofrem com problemas de coagulação sanguínea. Nenhum estudo feito descobriu efeitos colaterais causados pelo uso medicinal dessa planta, porém é importante lembrar que a automedicação reserva riscos. Procure um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!