Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para amenizar o soluço

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen, e está diretamente relacionado com a respiração. Esse espasmo é acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som típico e característico do soluço. Por ser uma reação involuntária, não conseguimos controlá-lo, mas há algumas soluções caseiras que ajudam a acabar com uma crise de soluços.

soluço

Crises de soluço são involuntárias, mas podem passar com soluções caseiras. Foto: iStock, Getty Images

Por que eu tenho soluço?

Geralmente, as causas do soluço são benignas e inofensivas. Nessas situações, apesar de incômodas e desagradáveis, as crises costumam ser passageiras e autolimitadas. Elas podem ter como causa a distensão do estômago provocada pela ingestão de grande quantidade de alimentos, de bebidas carbonatadas, como os refrigerantes, ou pela deglutição de ar.

Também são consideradas situações propícias para que o soluço surja as mudanças bruscas de temperatura, o tabagismo, consumo de álcool, ansiedade e estresse. Ainda que mais raro, é possível também que as crises de soluço sejam recorrentes ou persistentes, tendo como causa problemas ligados ao sistema nervoso central, ao metabolismo, à irritação do nervo vago ou frênico, a procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios ou a fatores emocionais.

Como acabar com o soluço

Se o seu soluço parece que não acaba nunca e surge com frequência, procure um médico, pois a sua origem pode estar nos problmas médicos listados acima. Mas se o problema é casual, não parecendo ter origem em prolemas clínicos, experimente algumas manobras caseiras que podem ajudar.

A primeira dica é prender a respiração por alguns segundos, o que pode dar tempo para o organismo consertar o espasmo. Outra técnica é puxar asua língua – ou de quem está soluçando – e como isso provocar a sensação de vontade de vomitar. Também é efetivo o coçar o céu da boca com um cotonete de algodão, suspender a úvula (campainha da garganta) com uma colher de chá ou erguer os joelhos até o peito, inclinando-se sobre eles.

Receitas caseiras

Uma receita caseira que pode ser utilizada para esse fim é engolir uma porção de açúcar cristal. A quantidade ideal nesses casos é uma colher de chá. É possível ainda substituir o açúcar cristal por miolo de pão ou ainda gelo moído.

Outro método caseiro para combater uma crise de soluço é o limão. Para conter a crise, chupe uma fatia da fruta. Outra alternativa é respirar repetidamente dentro de um saco de papel bem como fazer gargarejos com água.

Não custa lembrar novamente que o soluço é um reflexo involuntário, que ocorre devido à irritação do nervo vago que nasce no cérebro e se direciona para o estômago. Geralmente ele é temporário e acaba passando rapidamente. No entanto, se os soluços forem persistentes e não passarem com estas medidas, é necessário procurar um médico, que vai investigar a causa e indicar o melhor tratamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros