Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédio caseiro para hipoglicemia

Por Redação Doutíssima 11/12/2014

Sabe aquela fraqueza que aparece quando você fica muito tempo sem consumir alimentos? Esse é um dos sintomas da hipoglicemia, problema caracterizado pelos baixos níveis de glicose – a principal fonte de energia do seu corpo – no sangue. A hipoglicemia é comumente associada com o tratamento de diabetes, porém outras condições, como a febre, também causam uma baixa de açúcar no sangue.

hipoglicemia

Remédios caseiros ajudam a regular o nível de açúcar no sangue. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a hipoglicemia

 

Seu corpo precisa de um suprimento constante de açúcar para que funcione corretamente. Se os níveis de glicose ficam muito baixos, como ocorre com a hipoglicemia, é possível ter confusão mental, distúrbios visuais – como visão dupla e visão turva -, desmaios, palpitações cardíacas, tremores e ansiedade.

 

Por isso, você não deve ignorar os sintomas da hipoglicemia. Busque imediatamente uma forma de acabar com esta situação. Se essa condição não é corriqueira, mas sim eventual, é possível utilizar alguns métodos caseiros para resolver o problema. Mas se você sofre com isso frequentemente, é melhor buscar ajuda médica.

 

Melhores remédios caseiros para hipoglicemia

 

Raiz de alcaçuz

 

A raiz de alcaçuz é um bom remédio natural para aliviar os sintomas da hipoglicemia, já que ajuda a aumentar os níveis de açúcar no sangue no corpo. Corte a raiz em pedaços e adicione a água fervente e deixe em infusão por cinco minutos, antes de beber, pelo menos uma vez ao dia.

 

A raiz de alcaçuz também alivia o estresse relacionado com os baixos níveis de açúcar no sangue, mas as pessoas com pressão alta devem evitar esse remédio natural, já que a planta pode potencializar o problema. Ela deve ser usada em quantidade moderada.

 

Maçã

 

As maçãs são muito eficazes no tratamento de pessoas com baixo teor de açúcar no sangue, pois são ricas em cromo e magnésio, conhecidos por regular esse nível. Duas maçãs devem ser consumidas após a refeição, todos os dias, para obter melhores resultados.

 

Salsa

 

Este tempero auxilia na melhora das funções do fígado e do pâncreas, tornando-se uma cura natural muito eficaz para a hipoglicemia. O suco extraído das folhas de salsa, quando consumido diariamente, tem um efeito rejuvenescedor nesses órgãos. Além disso, o chá feito com as folhas de salsa também consuma ter ótimos resultados.

 

Sementes de girassol

 

As sementes de girassol são uma rica fonte de polifenóis, que removem os oxidantes destrutivos do fígado e do pâncreas. Em particular, o ácido clorogênico promove a síntese de glicogênio no fígado, e é muito benéfico na regulação dos níveis de açúcar no sangue. As sementes de girassol devem ser consumidas in natura ou em pó, e podem ser adicionadas a um copo de água.

 

Sementes de abóbora

 

As sementes de abóbora são uma rica fonte de vários micronutrientes, como ferro, magnésio e manganês. Sabe-se também atuam na regulação do funcionamento do rim, o que mantém o nível de açúcar no sangue e é eficaz no tratamento da hipoglicemia. O pó de sementes de abóbora deve ser misturado em um copo de leite ou água morna e ser consumido todos os dias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!