Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para tratar hemorroida

Por Redação Doutíssima 17/10/2014

A hemorroida é um problema que consiste em veias inchadas, inflamadas e doloridas, localizadas na parte inferior do reto ou do ânus. Elas resultam do aumento da pressão nas veias do ânus, fazendo-as inchar e tornando-as doloridas, especialmente quando a pessoa está sentada.

Essa condição pode ser tanto interna, quando a hemorroida ocorre apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto; quanto externa, quando ocorre na abertura anal, projetando-se para fora do ânus.

É bastante comum o aparecimento das hemorroidas durante o período de gravidez e pós parto. A sua causa mais comum é o esforço excessivo durante as evacuações, mas também podem ser causadas por um resfriado, uma diarreia crônica, infecções anais, uma dieta pobre em fibras ou então por permanecer sentado por longos períodos.

hemorroida

As veias inflamadas das hemorroidas tem tratamento com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar a hemorroida

Atualmente já se sabe que é possível combater uma crise de hemorroida por meio de remédios caseiros. No entanto, antes de recorrer a essa alternativa, é importante determinar o que é que está causando a condição. Isso é fundamental para que se possa melhorar o problema, evitando, assim, que ele volte a acontecer.

Por exemplo, caso a origem das hemorroidas seja a força demasiada aplicada na hora de evacuar, o problema pode ser corrigido de forma simples, com a mudança de hábito. Se, pelo contrário, elas surgem devido à prisão de ventre ou outras condições, é bom consultar um médico para tentar tratar não apenas a inflamação nas veias, mas também o seu princípio causador.

Quer saber como combater esse problema de maneira caseira? Confira as nossas dicas.

Veja como acabar com a hemorroida com receitas caseiras

Babosa

A babosa é considerada um dos remédios caseiros mais simples e eficientes para melhorar os sintomas das hemorroidas, como a comichão, o ardor e a inflamação. Para isso, corte uma folha de babosa e aplique o seu líquido várias vezes ao dia, especialmente depois de evacuar. É recomendável limpar bem a área antes de aplicar.

Chás

Para o processo inflamatório da hemorroida e amenizar as dores e o sangramento da região, o indicado é o uso do banho de acento com chás como a camomila, o marrúbio, a cavalinha ou o carvalho. Basta ferver um punhado destas folhas pelo menos durante 5 minutos, até soltarem as suas propriedades. Quando a água estiver numa temperatura agradável, submerja por completo, durante, pelo menos, dez minutos.

Batata

Uma alternativa para tratar a hemorroida é a batata. Corte-a em fatias, envolva em um pano limpo e aplique na zona várias vezes ao dia. Será possível perceber um alívio significativo do desconforto.

Louro e alho

Outra mistura que se pode tornar eficiente no combate à hemorroida é ferver em água dois cravinhos, três folhas de louro e três dentes de alho. A combinação do louro e do alho torna-se poderosa e muito benéfica. Deixe ferver a água com estes ingredientes pelo menos 10 minutos. Extraia a água, espere que o líquido esfrie e aplique-o várias vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!