Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para aliviar a dor do esporão

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

Você já ouviu falar em esporão? Essa é uma doença degenerativa que atinge os ossos, revelando-se como uma espécie de espícula óssea na parte anterior do calcanhar.

Embora possa aparecer nos homens, ela afeta sobretudo as mulheres na faixa dos 40 a 50 anos de idade, em especial aquelas que possuem o hábito de caminhar ou correr, as que trabalham em pé por períodos muito longos ou as que estão com sobrepeso. Além do tratamento médico especializado, há soluções naturais que podem ajudar a se livrar desse incômodo problema.

ESPORÃO

O esporão é uma doença degenerativa que causa muita dor no calcanhar. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas e tratamento do esporão

Não existem sintomas do esporão que sejam claramente perceptíveis, como uma inflamação ou algum outro sinal externo. Normalmente, as pessoas acabam procurando auxílio médico apenas relatando dor no local, que começa desde os primeiros momentos do dia. Através de uma radiografia e do relato do próprio paciente, o médico poderá diagnosticar o problema.

O tratamento especializado do esporão no calcanhar normalmente envolve injeções de corticoides e o uso de tala no período da noite – imobilizando o tornozelo e alongando a fáscia plantar. Além disso, é recomendado tratamento fisioterápico. Apenas casos mais graves desafiam a realização de cirurgia, ou o uso de remédios como anti-inflamatórios.

Mas há também receitas caseiras, providenciais para lidar com esse problema, que podem ser aplicadas paralelamente ao tratamento médico. Veja algumas:

Remédios caseiros para aliviar os sintomas do esporão

Água congelada

Como falamos acima, o principal sintoma do esporão é a dor. E, para combatê-la, uma ótima ideia caseira é colocar água em uma garrafa de aproximadamente 600ml, levá-la ao congelador e aguardar que congele. A água congelada é excelente em casos de inflamação ou para reduzir a dor.

Com a água congelada, estenda uma toalha no chão, pegue a garrafa e, então, rode-a com o pé – usando, é claro, o local dolorido. Faça esse exercício na parte da manhã e no período da noite, todos os dias, por mais ou menos 15 minutos, e confira os resultados em pouco tempo.

Alongamentos

Fazer alongamentos é outra ótima forma caseira de tratar do esporão. Opte por exercícios suaves, como pequenos alongamentos que possibilitem, pouco a pouco, melhorar a mobilidade e suavizar a dor que você sente no pé.

Quer algo mais fácil ainda? Quando você acordar, antes de sair da cama, estique suas pernas, e movimente os dedos do seu pé em sua direção. Isso irá movimentar toda a estrutura do seu pé, auxiliando na mobilidade e reduzindo a dor.

Massagens

Em casa, recorrer às massagens para lutar contra o esporão é uma opção que você deve cogitar. Isso vai auxiliar no alívio das dores e na redução de uma eventual inflamação interna. E o melhor é que você não precisa recorrer a um gel de massagem específico, podendo utilizar ingredientes da sua cozinha.

Uma ótima opção é o vinagre de maçã. Pegue um pano e molhe-o com meio copo do vinagre. Aplique o pano na palma do pé, fazendo movimentos circulares. Faça isso sempre na parte da manhã.

Descanse

O esporão costuma surgir em pessoas que têm atividades intensas. Se você é uma delas, não há dúvida de que um ótimo remédio caseiro para combater essa condição é dar um descanso aos seus pés assim que as primeiras dores surgirem.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!