Qualquer pessoa acima do seu peso sonha em encontrar uma dieta para emagrecer rápido e sem muito esforço. É quase impossível encontrar alguém com sobrepeso que não tenha tentado, no mínimo uma vez, alguma forma de eliminar os quilos indesejados, sem perder o prazer de comer e nem a saúde. Garantir os nutrientes e as vitaminas do corpo durante a dieta é fundamental. Mas todos sabemos que não existe milagre para se chegar ao prazer de ver o ponteiro da balança recuar.

dieta para emagrecer

.

Nutricionista indica dieta para emagrecer até 7 kg

.

Para ajudá-lo a trilhar o caminho até o peso ideal, conversamos com a nutricionista Giovanna Guido, que nos indicou uma dieta para emagrecer rápido. Seguindo as dicas da especialista é possível eliminar até 7 quilos em uma semana, mantendo a saúde e sem muito esforço.

Apesar de se tratar de uma dieta para emagrecer genérica, qualquer pessoa pode seguir, desde que não tenha nenhuma tipo de restrição alimentar ou algum problema de saúde que a obrigue a adotar uma alimentação específica.

.

dieta para emagrecer.

Cardápio de dieta para emagrecer pode ser gostoso

.

O cardápio criado é super completo, rico em proteínas e muito gostoso. Com certeza você vai adorar, mas como qualquer dieta para emagrecer rápido, que geralmente são adotadas por modelos ou celebridades com o objetivo de perder peso em pouco tempo, ela não deve ser seguida por mais de uma semana. Após o período de 7 dias a restrição de alguns alimentos reconstrutores pode causar fraqueza e sonolência.

Varie seu cardápio ao máximo durante a semana. Com as sugestões de refeições pequenas e uma receitinha de sopa fácil de fazer, a perda de peso está garantida.

.

dieta para emagrecer
Frutas, legumes e proteínas não podem faltar numa dieta para emagrecer.Foto:Shutterstock

 .

Refeições pequenas: o segredo da dieta para emagrecer rápido

.

Ecolha uma das opções abaixo e faça pelo menos três por dia:

.

  • Omelete de dois ovos preparado com queijo muçarela, cogumelos tipo champignon e pimenta vermelha;
  • 1 xíc. de salada de frutas com 1 col. (sopa) de nozes moídas e 1 pote de iogurte desnatado;
  • 1 lata de atum em água, 1 xíc. de legumes variados cozidos e 1 fruta;
  • 2 xícs. de salada verde temperada com vinagre e 1 col. de azeite de oliva e 1 filé de peito de frango grelhado;
  • 1 xíc. de legumes refogados e 1 filé grelhado de carne bovina magra;
  • 1 tomate picado com 3 fatias de muçarela e 3 fatias de presunto.

.

Lanche saboroso escolha uma das opções e coma nos intervalos das refeições:

.

  • 1 copo de leite desnatado puro ou batido com 1 fruta;
  • 1 iogurte desnatado puro ou com ½ fruta picada;
  • 1 fatia de queijo magro ou ricota.

.

Sopa poderosa para melhorar o metabolismo. Tome apenas uma vez ao dia em prato fundo:

.

  • Refogue 60 gramas de carne bovina magra ou a mesma quantidade de peito de frango em 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • Adicione 2/3 de xícara de brócolis e cozinhe até que fique macio;
  • Acrescente 1 ou 2 xícaras de caldo de frango e pimenta vermelha picadinha a gosto;
  • Deixe cozinhar por mais alguns minutos e tome toda a sopa preparada.

.

Sugestões de cardápio de 800 calorias: rápido e saudável. Escolha apenas uma das opções por refeição:

.

Café da manhã

.

Opção 1: 1 copo de iogurte light + 1 torrada integral
Opção 2: 1 bolacha integral + 1 copo de vitamina de frutas sem açúcar
Opção 3: 1 fatia de pão integral + 1 xíc. (chá) de cappuccino

.

Lanche da manhã:

.

Opção 1: 1 banana
Opção 2: 1 bolacha integral de água e sal + 1 xíc. de chá de limão gelado
Opção 3: 1 fatia de pão integral + 1 xíc. de chá de amora gelado

.

Almoço:

.

Opção 1: 1 col. (sopa) de cenoura cozida + 2 col. (sopa) arroz integral + 1 concha de feijão + salada de ervilha, alface e milho temperado no azeite e sal + 1 filé de peixe grelhado + 1 col. (sopa) de ervilha
Opção 2: 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé de frango grelhado + 2 col. (sopa) de brócolis no vapor + salada verde à vontade
Opção 3: 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé de peixe grelhado + 1 concha de feijão+ ervilha

.

Lanche da tarde:

.

Opção 1: 1 cacho de uva
Opção 2: 1 maçã
Opção 3: 1 barra de cereal

.

Jantar:

.

Opção 1: 1 prato de salada rúcula e tomate + 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão + 1 filé de peixe grelhado com ervilha
Opção 2: 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão + 1 omelete sem óleo com recheio de frango com mostarda light
Opção 3: 1 prato de salada verde à vontade + 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé de carne grelhada + 1 col. (sopa) de grão-de-bico.

.

Ceia:

.

Opção 1: 300 ml de suco de laranja
Opção 2: 1 tangerina
Opção 3: 1 col. (sopa) de castanha do Pará

.

Faça render mais sua dieta para emagrecer

.

Certos hábitos saudáveis impedem você de engordar ao se alimentar. Listamos alguns mais simples de adotar. São pequenas atitudes que vão fazer você perder o medo da balança:

.

  • Desligue a televisão e concentre-se no seu prato. Comer em frente ao aparelho estimula a gula e você acaba perdendo o controle;
  • Procure se sentar. De pé, com o prato na mão, você come até três vezes mais!
  • Morda pequenos pedaços. Uma pesquisa concluiu: quem dá grandes bocadas come uma quantidade muito maior de alimentos.

.

dieta para emagrecer
A dieta para emagrecer certa faz perder o medo de subir na balança. Foto:Shutterstock

.

Os mitos e verdades das dietas para emagrecer

.

As dietas restritivas

.

Uma dieta para emagrecer restritiva garante uma perda de peso rápida, mas não deve ser adotada em médio ou longo prazo. Para perder peso é preciso diminuir a quantidade de calorias ingeridas, mas não de uma forma drástica. Uma dieta restritiva faz o corpo entrar num estado catabólico e desacelerar o metabolismo.

.

 

Quando o corpo entra em catabolismo ele começa a consumir gordura e músculos. Queimar gordura é o objetivo, mas se você começa a queimar massa muscular vai ter um metabolismo mais lento depois. Por isso a dieta para emagrecer ideal é aquela que diminui bastante a ingestão de calorias na primeira semana e depois vai aumentando aos poucos.

.

 

A perda de peso inicial é um incentivo para continuar uma dieta para emagrecer, mas não é possível viver comendo muito pouco por muito tempo. Ao diminuir drasticamente as calorias ingeridas, o organismo vai também perder muita água e isso é responsável por grande parte do peso perdido. Aí, quando voltar a comer normalmente, o indivíduo vai armazenar níveis normais de água e voltar ao peso de antes.

.

 

Além de ficar com o metabolismo mais lento por causa da diminuição de massa muscular o seu metabolismo também entra em modo de emergência porque você já não se alimenta. O que vai acontecer depois de acabar a dieta é que tudo o que se come vai ser utilizado para aumentar as reservas de gordura, provocando novamente um aumento de peso.

.

Saltar uma refeição ajuda a perder peso

.

Se você deixa de comer uma refeição o metabolismo desacelera e põe o seu corpo em modo de “hibernação”. Isto é o mesmo princípio pelo qual as dietas restritivas não funcionam para o emagrecimento a longo prazo. O corpo pensa que a disponibilidade de comida é limitada e começa a poupar. A  capacidade de absorção aumenta e o corpo acumula mais gordura, como para se preparar para os períodos mais restritivos.

.

O recomendado é que se comece a comer de uma forma regular. Assim, o sistema digestivo se mantém ativo durante grande parte do dia (isso já queima calorias) e não entra em modo de poupança de energia. Ao comer nas horas certas, evita-se ainda a ingestão de guloseimas e outras coisas pouco saudáveis entre as refeições: verdadeiros vilões de qualquer dieta para emagrecer.

.

Gorduras engordam e fazem mal

.

Nem todas as gorduras fazem mal e por isso uma dieta para emagrecer  não deve nunca restringir em 100% a ingestão de gordura. O organismo precisa de gordura para funcionar de forma normal. Gordura dá energia, mantém as membranas das células e vasos sanguíneos e ajuda a produzir hormônios essenciais para a sobrevivência.

.

O corpo humano precisa de gordura para processar as vitaminas A, D, E e K. A gordura também ajuda a manter o cabelo e a pele saudáveis, protege órgãos vitais e mantém o corpo isolado. Existem gorduras saudáveis e gorduras que prejudicam a saúde. As gorduras não saturadas são boas para a saúde e regulam o colesterol. As gorduras saturadas em excesso e as gorduras hidrogenadas são gorduras que fazem mal e que prejudicam a saúde.

.

dieta para emagrecer
Novos hábitos e dietas para emagrecer equilibradas levam ao corpo ideal. Imagem: Shutterstock

.

Carboidratos engordam

.

Um dos mitos do emagrecimento rápido é que os hidratos de carbono engordam. Na realidade o que engorda é ingerir mais calorias do que o seu corpo precisa, independentemente de as calorias se originarem de gorduras, carboidratos ou proteinas. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo e devem fazer parte de qualquer dieta. Algumas pessoas precisam de menos carboidratos e têm de limitar a ingestão deles, especialmente os carboidratos simples, se quiserem perder peso.

.

Colesterol dos alimentos aumenta o colesterol do sangue

.

Comer alimentos com colesterol não aumenta obrigatóriamente o colesterol do sangue. A verdade é que 75% do colesterol do sangue é produzido no fígado, enquanto somente 25% é absorvido através da alimentação. Desde que você não tenha colesterol elevado, o colesterol dos alimentos vai ter um efeito mínimo nos níveis de colesterol do sangue. As gorduras saturadas e gorduras hidrogenadas devem ser evitadas por quem tem um nível de colesterol elevado.

.

Refrigerantes light não engordam

.

Muita gente acredita que os refrigerantes light não engordam e ajudam a emagrecer. Isso é falso. Apesar deste tipo de refrigerantes conter poucas calorias, os adoçantes artificiais aumentam e desregulam o apetite. Assim você acaba por comer mais quantidade, o que torna ainda mais difícil adotar uma alimentação regulada para emagrecer ou manter o seu peso. Além disso os adoçantes artificiais podem causar outros tipos de problemas degenerativos, devido à origem sintética.

Caso a você esteja seguindo uma dieta para emagrecer, ingira sem restrição a bebida mais saudável do mundo: água pura.

.

Parar de fumar engorda

.

Algumas pessoas ganham peso quando deixam de fumar e outras não ganham. O que acontece é que muitas pessoas substituem o vício do cigarro pelo de comida. Caso essas comidas forem doces, chocolates ou outros tipos de comidas calóricas para confortar o desejo, é lógico que vão fazer engordar.

.

 

 

O desejo de fome e o desejo de nicotina são sensações que os fumadores não conseguem diferenciar. Por vezes os fumadores fumam quando na realidade têm fome, e comem quando na realidade precisam de nicotina. Existem muitos mitos e dicas para emagrecer que são falsas e que levam as pessoas a ter hábitos nada produtivos para saúde, em busca da perda de peso.

.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

.

 


1 Comentário

  1. Indico o goji berry com café verde, em cápsulas. Funcionou muito bem para mim, é um suplemento termogênico que ajuda queimar as gordurinhas da barriga, é muito bom! A página é esta: http://www.gojimaiscafe.com.br/

    Consumo 2 cápsulas por dia e sempre 30 minutos antes das refeições!

    Se quiser consumir somente a Goji berry, indico para você um suplemento com extrato puro e com preço excelente: http://www.gojimais.com.br/

    P.S.: Veja também o MultiÔmegas 369 cápsulas com Óleo de Chia, Cártamo e Coco.

    Excelente redutor de gorduras com muito mais saúde!
    Indico o site aqui: http://www.multiomegas369.com.br/

Comments are closed.

DEIXE UMA RESPOSTA