Remédios Caseiros

Aprenda a fazer receitas de repelente caseiro

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

A chegada do verão também é sinônimo de incômodo com os mosquitos e insetos. Mas além de irritar, as picadas podem ser perigosas, principalmente em regiões onde o mosquito da dengue mais se manifesta ou se a pessoa for alérgica. Para ajudar nisso, uma sugestão é o repelente caseiro, que pode ser feitos com produtos que você guarda em casa.

Vários ingredientes naturais têm propriedades ideais para um repelente caseiro. Alguns dos mais utilizados são o cravo-da-índia e a casca da laranja e do limão. Existem também diversas plantas que também podem ser cultivadas com esse objetivo, como lavanda, manjericão e citronela.

É importante ressaltar que, embora alguns repelentes industrializados sejam tóxicos, nem todas as alternativas caseiras são suficientes para combater todos os tipos de insetos. Procure conversar com um especialistas.

repelente-caseiro

Saiba como se proteger dos insetos com receitas naturais e caseiras. Foto: iStock, Getty Images

Repelente caseiro com cravo-da-índia

Ingredientes:

– 100 de álcool

– 1 pacote de cravos-da-índia (10 g)

– 1 vidro de óleo de amêndoas (100ml)

Modo de Preparo:

Para fazer esse repelente caseiro, coloque o álcool numa garrafa de vidro de um litro e adicione os cravos. Deixe curtindo no álcool por quatro a oito dias, agitando duas ou mais vezes ao dia. Desta forma, o álcool vai extrair o óleo essencial do cravo (o óleo de cravo tem a propriedade de repelir também formigas e até as pulgas dos animais).

Após quatro dias, acrescente o óleo. Coe tudo e coloque em frascos com tampa de borrifador. Como o óleo e o álcool não se misturam completamente, agite o frasco antes de usar.

Repelente caseiro com citronela

Ingredientes:

– 150 ml de óleo essencial de citronela

– 300 ml de óleo de amêndoas dermatológico.

Modo de Preparo:

Reúna todos os ingredientes e misture bem. Armazene a mistura em um recipiente escuro e evite o contato dele com a luz. Coloque o repelente num recipiente de spray e aplique na pele. A eficácia é de até quatro horas. Ao aplicar, evite o contato com os olhos e com machucados na pele, e aplique no máximo três vezes ao dia.

Repelente caseiro com frutas cítricas

Ingredientes:

– 10 g de cravo-da-índia

– 1 laranja ou 1 limão

Modo de Preparo:

Corte a fruta ao meio e espete os cravos-da-índia na parte interna do limão ou da laranja, deixando ao ar livre. Para potencializar este repelente caseiro, pode-se espremer um pouco a fruta, para que o suco tenha maior ação junto com os cravos.

De acordo com a Anvisa, não é recomendado que crianças com menos de dois anos façam uso de repelente caseiro ou industrializado. Por isso, uma dica para proteger os bebês é misturar 20 gotas de complexo B a um creme hidratante especial para eles. Passe em toda pele da criança, de duas a três vezes por dia. O complexo B possui um aroma que afasta os mosquitos, prevenindo suas picadas.


Sites parceiros