Dica do Nutricionista

Quer saber como comer menos? Veja dicas para controlar a gula

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

Lembra de todas as vezes que comeu sem estar com fome alguma? Impossível. E aquele jantar com os amigos? Papo vai, papo vem e você vai comendo e comendo sem nem saber o quanto comeu. Isto não acontece somente com você.

A vontade de comer não indica necessariamente que você está com fome: essa é a famosa gula. E ela detona qualquer dieta. Mas há formas de driblar a gula e descobrir como comer menos.

como-comer-menos

Modere o apetite com dicas simples e perca peso de forma saudável. Foto: iStock, Getty Images

Como comer menos: evite comilanças em grupo

O fato de estar com mais pessoas a distrai e você acaba comendo sem perceber. Além disto, você acaba provando uma coisa ou outra porque alguém pediu, falou que está uma delícia… Na hora da sobremesa, você pode estar sem nenhuma vontade de comer, mas todos vão pedir doces lindos e saborosos e você acaba pedindo também.

Pesquisadores americanos da Universidade de Cornell realizaram um estudo e concluíram que, quando estamos com outras pessoas, costumamos comer no mínimo 30% a mais. E quando se trata de grupos maiores, com mais de sete pessoas, este percentual pode passar de 50%.

Mas e como comer menos nas festas e reuniões dos amigos? Depende. Se tendo tudo isto em mente você consegue se controlar, não exagera na dose e come apenas para matar a fome, beleza. Pode continuar socializando numa boa.

Mas se quando chega a hora da comida você esquece tudo e manda a dieta pro espaço, é bom repensar. Não precisa deixar de ver os amigos, mas quem sabe marcar outro tipo de reunião, ou ir depois de jantar em casa… Algumas sugestões podem melhorar o seu nível de autocontrole.

Mais sugestões para saber como comer menos

– Não fique morrendo de fome

Muito se fala na importância de comer várias vezes ao dia e intercalar lanches nutritivos. E isso é de extrema importância. Quando você chega em casa morta de fome, antes de servir o prato já vai beliscando tudo que tinha pela frente.

O mesmo ocorre quando você chega em um aniversário, um encontro da turma e até quando vai ao supermercado com fome. Então quer saber como comer menos? Faça seus lanchinhos nos intervalos das refeições e carregue na bolsa alguma coisa para a hora da fome inesperada, como barrinhas de cereal, um mix de castanhas ou uma fruta.

– Pense nas consequências

Quanto tempo de esteira ou bicicleta você vai levar para gastar aquela sobremesa bem gordinha, cheia de calorias? É uma boa conta. Recordar a dificuldade que foi entrar naquele jeans ou da roupa que está planejando usar em uma ocasião especial também são ótimas lembranças.

Para decidir como comer menos, você não precisa se privar de tudo eternamente, mas tem que ir dosando com sabedoria.

– Organização é palavra de ordem

Quem está querendo entrar na linha, seja para emagrecer, manter o corpo conquistado ou melhorar a qualidade da sua alimentação, tem que estar sempre organizado. Parece exagero, mas planejar o que vai comer é fundamental.

Quando você vai ao supermercado sem saber o que comprar, volta cheia de coisas que não precisa e se esquece do importante. E como comer menos? Planeje suas refeições. Escolha os produtos, separe os seus lanches e escolha itens práticos. Depois que virar rotina, você vai organizar tudo sem perceber e vai manter a gula bem longe.