Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para eliminar manchas nas mãos

Por Redação Doutíssima 19/11/2014

Muitas pessoas costumam dar muita atenção ao rosto nos seus rituais de beleza, mas acabam negligenciando a pele das mãos. Geralmente, aplicamos diferentes tipos de cremes e protetor solar no rosto, mas ignoramos que as mãos também precisam destes cuidados, aí que podem se originar as manchas nas mãos.

A formação dessas marcas é um problema de pele comum, também é chamado de hiperpigmentação. Quando a pele é exposta ao sol, existem um aumento na produção de melanina, resultando no escurecimento da pele. A cor da área afetada pode variar do castanho claro ao vermelho escuro. Uma mancha pode ser da idade, do sol ou senil.

Ter manchas nas mãos é desagradável porque você tem uma área do corpo com uma coloração diferente do resto. Para acabar com esse problema, existem muitos tratamentos estéticos que prometem eliminar as marcas, mas a maioria utiliza procedimentos dolorosos e caros. Mas também é possível optar por métodos caseiros e naturais para resolver o problema.

manchas

Ingredientes naturais são ótimos para eliminar manchas escuras nas mãos. Foto: Shuterstock

Como evitar as manchas nas mãos

Antes de aprender o necessário para eliminar a hiperpigmentação da pele das mãos, é preciso aprender como evitá-las. O primeiro cuidado é o uso de filtro solar com fator de proteção solar de 30, indicado na embalagem como SPF.

Isso irá evitar o desenvolvimento de novas manchas solares e evitar quaisquer marcas existentes de mais escurecimento. Além disso, manter a pele hidratada pode ajudar em uma melhor aparência da pele, por isso, não esqueça de usar, diariamente, um bom hidratante.

Como eliminar manchas nas mãos com remédios naturais

Iogurte

O iogurte ajuda a eliminar manchas nas mãos de uma forma natural. Aplique o iogurte natural diretamente sobre a área, deixando secar por 20 minutos e lavando com água fria em seguida. Para obter resultados instantaneamente, aplique iogurte sobre a mancha antes de ir dormir, deixando agir durante a noite. Use uma luva para potencializar a ação do remédio e não sujar a sua cama.

Aloe vera

A aloe vera é um remédio eficaz para curar picadas de insetos, queimaduras e marcas mais escuras da pele, inclusive nas mãos. Para isso, você deve usar o gel da planta sobre a área com coloração diferente, deixando agir por cerca de 45 minutos, antes de enxaguar com água fria. Repetir este procedimento duas vezes por dia, durante um mês.

Mamão

O mamão contém certas enzimas que podem te ajudar a eliminar manchas nas mãos e de acne. Para utilizar este método, aplique nas mãos uma pasta de mamão e deixe agir cerca de 20 minutos, depois lave a pele com água morna. Repita este método duas vezes por dia, até que as marcas desapareçam.

Limão

O suco de limão é bastante ácido, e é um dos remédios caseiros mais eficazes para clarear a pele. O suco de limão pode ser usado sozinho ou combinado com outros ingredientes, o que pode aumentar o efeito de branqueamento.

Você pode usar limão e mel sobre as manchas escuras e deixar agir por cerca de 20 minutos, assim como usar suco de da fruta, suco de pepino e água de rosas sobre as áreas afetadas. O suco de limão com o açafrão forma uma pasta, que é uma ótima forma de eliminar áreas escuras nas mãos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!