Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar os sintomas da menopausa

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

A menopausa marca o fim do período reprodutivo da mulher. Ela costuma chegar entre os 45 e 55 anos de idade, e vem acompanhada de ondas de calor, tonturas, palpitações, depressão, irritabilidade, diminuição da libido entre outros sintomas. Esses efeitos variam de mulher para mulher, mas sempre causam grande desconforto. Aprenda remédios caseiros que vão ajudar a amenizar os sintomas dessa fase difícil.

menopausa

Os sintomas da menopausa podem ser amenizados com receitas caseiras. Foto: Shutterstock

Sucos e chás que amenizam a menopausa

Um suco de maracujá com couve e lecitina de soja é uma boa opção para quem quer passar pela menopausa sem sentir muito os seus efeitos. O maracujá age como calmante natural, enquanto a lecitina de soja ajuda a regular as ondas de calor, devido aos hormônios vegetais que contém.

Separe duas folhas de couve, meia colher de lecitina de soja, a polpa de um maracujá, duas colheres de mel e três copos de água filtrada. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até conseguir uma mistura homogênea. Beba esse suco três vezes ao dia. Mulheres que sofrem com pressão baixa não devem provar essa receita.

Outra fruta eficaz para a menopausa é a amora, que controla os hormônios, estimulando a produção de estrógeno, que evita que a mulher se sinta depressiva, com medo e irritada. Para fazer um remédio caseiro com tintura ou extrato de amora, junte 500 ml de vodka e 150 gramas de amoras, folhas secas e caules da amoreira em uma garrafa de vidro escura.

Tape e deixe descansar durante 14 dias, agitando o casco duas vezes ao dia. Passado o tempo necessário, coe a mistura e conserve em uma vasilha escura com tampa. Depois, é só diluir uma colher desse líquido em um copo com água e beber duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite.

O chá de amora também é benéfico contra os sintomas da menopausa. Prepare um chá com uma colher (sopa) de folhas secas de amora e um litro de água. Esquente a água, mas não deixe ferver, para que as propriedades da erva não se percam. Depois coloque sobre a amora e deixe parado por cinco minutos. Em seguida coe e tome quatro xícaras do chá por dia.

A soja, o suco de melancia, suco de melão com hortelã, morango, pera, maçã, verduras verde-escuras, repolho, ovo de codorna, clara de ovo e feijão preto são alguns dos alimentos indicados para quem quer amenizar os indícios da menopausa. Eles dispersam os calorões e devem ser introduzidos na sua dieta diária. Comer duas colheres (sopa) de linhaça por dia é outra dica.

Para combater as mudanças de humor, invista em chás calmantes, como a valeriana. Para prepará-la, basta ferver uma xícara de água, acrescentar uma colher (chá) das raízes e caule da planta medicinal e reservar por cinco minutos. Depois coe e tome três vezes do dia.

Hábitos que diminuem os efeitos da menopausa

Exercícios físicos também ajudam a amenizar as sensações aguçadas dessa fase na vida da mulher. Pratique pelo menos uma atividade física diariamente – especialmente as aeróbicas, como caminhadas. Ficar sem dormir pode causar a diminuição da libido – portanto, procure descansar.

Evite consumir muita cafeína, álcool e alimentos picantes ou com gorduras saturadas, como a carne vermelha e alimentos de fast-food. O cigarro também é pouco indicado, pois piora os sintomas de ansiedade e depressão.