Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar contusões

Por Redação Doutíssima 18/10/2014

Um esbarrão aqui, uma trombada acolá. Não importa se você é criança, esportista ou apenas desatento, absorto na correria do dia. Colisões acontecem e, quando são muito fortes, rompem os vasos sanguíneos embaixo da pele, causando as contusões que deixam manchas vermelhas, rochas ou amarelas, dependendo da gravidade. Mas com soluções feitas em casa você pode tratar essa situação, sabia?

contusões

Remédios caseiros podem ajudar a reduzir o inchaço e acelerar a cicatrização. Foto: iStock, Getty Images

Soluções caseiras para tratar contusões

Compressa de gelo

Para aliviar de imediato a dor e o inchaço aplique uma compressa de gelo. Em uma bolsa ou pano distribua cubos de gelo, depois coloque sobre o hematoma até que derreta. O frio impede a acumulação de sangue. Passar um ovo cru sobre a área afetada também ajuda, pois ele contém a albumina, proteína de origem animal contida no ovo que fortalece a musculatura e repara as células do corpo.

Vinagre de maçã

Usar vinagre de maçã sobre as contusões facilita a recuperação celular e o restabelecimento dos tecidos, porque ele suga o calor, a inflamação e a dor. Basta molhar uma toalha ou pano e envolver o hematoma durante 10 minutos. Repita o procedimento duas vezes por dia, durante três ou quatro dias, ou até que o inchaço desapareça. Se houver feridas abertas não aplique o vinagre ou o ovo.

Salsa

A salsa também age contra as contusões, combatendo as manchas da pele e melhorando a circulação do sangue. Esmague as folhas da salsa (a quantidade dependerá do tamanho de seu ferimento) e passe no machucado. Deixe atuar de 10 a 15 minutos, depois lave com água fria. Repita a prática todos os dias, até que os resultados apareçam.

Erva de Santa Maria

As contusões também podem ser tratadas com uma pasta feita a partir da Erva de Santa Maria, também conhecida como ambrósia. Amasse as folhas da planta em um recipiente, junto com uma xícara (chá) de vinagre e uma colher (sopa) de sal, até formar uma papa. Coloque sobre a área afetada, deixando agir por 20 minutos. A planta medicinal é adstringente, relaxa os espasmos e auxilia na cicatrização.

Toranja

Outra opção para tratar as lesões é aumentar a resistência dos vasos capilares, que não se danificarão com qualquer batida, ou farão estragos menores. Para isso prepare um remédio à base de toranja, fruta rica em vitamina C, que atua de forma rápida e eficaz no organismo. Reserve duas xícaras (chá) de toranja e 100 ml de água. É necessário que o fruto seja descascado e cortado em cubos. As sementes também devem ser retiradas.

Feito isso, leve a toranja e a água para o liquidificador. Bata durante cinco minutos ou até que o suco esteja bem misturado. Beba o suco preparado o máximo de vezes por dia – quanto mais consumir, mais seus vasos irão se fortalecer. Comer a toranja da maneira tradicional também apresenta efeito positivo, mas utilize uma colher para pegar os gomos, evitando as paredes duras e ácidas da fruta.

Ajuda médica

Pode acontecer de as contusões terem sido mais sérias do que aparentam, causando uma grave lesão interna. Se, após alguns dias e tratamentos caseiros, o inchaço e a dor persistirem, procure um médico, para que uma análise mais detalhada do problema possa ser feita.

Diferença entre contusão e luxação

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!