Cabelos

Veja 3 receitas caseiras para dar brilho aos cabelos

Por Redação Doutíssima 05/09/2013

Não há uma só mulher que não goste de cuidar do seu cabelo e de ter fios bonitos e sedosos. Se o seu cabelo está sem brilho e ressecado, é preciso ir em busca de cuidados específicos. O calor, o uso de química e a exposição a outros agentes externo podem deixar o cabelo com um aspecto sem vida. Saiba como cuidar melhor dos fios para conservar uma aparência sempre saudável.

 

Por que o cabelo fica sem brilho?

Para o cabelo ter brilho, ele precisa refletir a luz. Isso funciona particularmente bem quando ele está saudável – nessas condições, ele reflete a luz como um espelho. A camada externa de um cabelo saudável contém óleo natural para mantê-lo úmido e brilhante.

 

Quando essa camada é danificada pelo uso de produtos errados para o seu tipo de cabelo, por ambientes extremos ou por muita química, pode deixar os fios com uma aparência de palha. Horrível, não é mesmo? Mas calma: é possível reverter esse quadro.

 

Um cabelo com aspecto saudável é, em geral, um sinal de boa saúde e boas práticas capilares. Além disso, alguns fatores contribuem para que os fios fiquem opacos, como doenças, deficiências nutricionais, excesso de exposição ao sol e uso frequente de tinturas de cabelo. Saiba enfrentar esses fatores e conheça outras dicas para se sentir mais bonita.

brilho

Alimentação balanceada e hidratação podem ajudar a deixar o cabelo saudável. Foto: iStock, Getty Images

O que os fios precisam para ter brilho?

Se o seu cabelo está opaco e sem brilho, a primeira coisa que ele precisa é de muita nutrição. Isso inclui comer alimentos saudáveis para que a sua boa saúde possa refletir nos fios.

 

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) em 2014, 72% das mulheres entrevistadas consideravam os cabelos opacos e quebradiços e 42% delas afirmavam não ter uma alimentação saudável e balanceada.

 

Além disso, o excesso de produtos nos cabelos pode deixá-los sem vida. Por isso, usar um shampoo antirresíduos esporadicamente pode ajudar a limpar profundamente os fios.

 

Receitas para ter o cabelo saudável e brilhante

1. Máscara de ovo

 

Os ovos são, talvez, um dos melhores ingredientes para fornecer nutrição e brilho ao seu cabelo. Eles são uma boa fonte de proteínas, ácidos graxos e lecitina, que ajudam a reparar os cabelos danificados.

 

Para fazer, misture uma clara de ovo e uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem e outra de mel. Depois, mexa até obter uma pasta lisa. Aplique a mistura no cabelo úmido. Cubra a cabeça com uma touca de banho por cerca de 30 minutos. Em seguida, lave o cabelo com um shampoo neutro e água fria.

 

2. Máscara de cerveja

 

A cerveja funciona como um excelente tônico capilar. As proteínas (lúpulo e malte) da cerveja ajudam a reparar as cutículas danificadas.

 

Lave o cabelo com shampoo e depois aplique a cerveja, da raiz até as pontas. Massageie a cerveja completamente em seu couro cabeludo com movimentos circulares. Deixe-a descansar por cerca de cinco minutos e, depois, lave o cabelo.

 

3. Máscara de abacate

 

O abacate contém nutrientes que irão hidratar e dar brilho cabelo. Misture um purê de abacate maduro com duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.

 

Aplique esta mistura no cabelo úmido, desde as raízes até as pontas. Cubra com uma touca de banho por 30 minutos. Finalmente, lave os cabelos como de costume.

 

E aí, gostou do resultado?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!