Relacionamento

Veja 5 dicas para superar o fim de namoro

Por Redação Doutíssima 28/11/2014

Não importa se foi você quem pediu para terminar o relacionamento ou se levou um pé na bunda. Rompimentos são sempre difíceis, uma vez que você cria um laço de intimidade e reconhecimento com alguém e, de repente, para de ver e passar um tempo com ela. Essa ausência pode causar um “buraco” emocional que demora a ser preenchido. Veja algumas dicas que irão lhe ajudar a superar o fim de namoro.

fim-de-namoro

O tempo cura tudo, mas ter força de vontade pode acelerar o processo. Foto: iStock, Getty Images

Confira 5 dicas para superar o fim de namoro

 

1. Aceite o fim

O primeiro passo para superar o fim de namoro é o mais difícil: aceitar que o romance acabou e que vocês não vão voltar. Quando está tudo recente, você acaba se agarrando a falsas esperanças de uma reconciliação, mesmo que vocês já perceberam que não estava dando certo.

Seja na vida online ou offline, essa é uma hora de mudanças. Deixe de segui-lo nas redes sociais e stalkear seu perfil, evite ir aos lugares em que ele estará e não pergunte nada aos amigos em comum.

 

2. Chore

Para conseguir colocar um ponto final definitivo, você não conseguirá escapar do choro, afinal, por um tempo, ele esteve com você em boa parte dos seus dias. Não fique guardando suas emoções numa caixinha, fingindo que está tudo bem – ninguém espera isso de você. O melhor mesmo é deixar toda a tristeza sair, por mais tempo que isso leve. Vai chegar uma hora que você simplesmente vai parar e estará pronta para outra.

 

3. Ocupe-se

Uma das coisas mais difíceis em um fim de namoro é a rotina – se acostumar com a ausência da outra pessoa. Mas pare e pense: é bem mais complicado fechar uma ferida se você continuar batendo nela todos os dias.

Pelo contrário, você precisa deixá-la tapada, para que ela se cure sozinha. Por isso, evite escutar aquelas músicas que ouvia com o ex, ver os filmes, ir aos lugares que costumavam ir. Esqueça ou apague as fotos. Fique sem vê-lo – isso é essencial.

Ocupe seu tempo livre para se redescobrir ou lembrar quem você era antes desse relacionamento. Essa pode ser uma caminhada solitária, pelo menos no começo, mas é indispensável. Você precisa passar um tempo com você mesma. Tente coisas novas, como um esporte, um curso ou um intercâmbio. Lembre-se que só você é responsável pelas suas conquistas e nada cairá do seu.

 

4. Procure um colo amigo

Por mais que você passe por um momento de autoconhecimento pessoal depois do fim de namoro, os amigos são muito importantes nesse momento. Sejam vinte pessoas ou só uma, procure aquela pessoa em que você confia para desabafar e peça ajuda. Com certeza ela vai te ajudar a passar por esse momento de luto, quem sabe até te acompanhe em uma balada para levantar seu ânimo.

 

5. Não desista

Depois do fim de namoro você vai pensar que tudo acabou e ficará desacreditada do amor. Isso é natural, mas tenha cuidado para não se tornar amargurada. Há alguém lá fora esperando por você. Depois que você já aceitou o término, já chorou, pediu colo e ocupou a cabeça até acordar um dia melhor, chegou a hora de abrir seu coração novamente.

Agora você estará mais desconfiada e isso é bom, pois saltar sem paraquedas em um terreno desconhecido não é nada aconselhável e pode trazer feridas. Vá com calma, comece a sair novamente com os amigos, em festas ou outros lugares e conheça gente nova, isso é ótimo. Curta sua solteirice!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!