Sexualidade

Posso fazer sexo menstruada? Descubra como agir nessa situação

Por Redação Doutíssima 29/11/2014

A menstruação nada mais é que a descamação da parede interna do útero que não foi fecundado. O sangramento acontece todos os meses durante cerca de uma semana em todas as mulheres. Durante esse período muitos casais ficam na dúvida: afinal dá ou não dá para fazer sexo menstruada? Faz mal a saúde de ambos? Existe a possibilidade da mulher engravidar?

sexo-menstruada

Para fazer sexo menstruada, tome alguns cuidados em relação à higiene. Foto: iStock, Getty Images

Não há problema em fazer sexo menstruada

É resposta é sim, a mulher pode fazer sexo menstruada – segundo os médicos, não há problema. Na verdade, muitas mulheres têm um aumento de libido nesse período. Além disso, as contrações musculares do orgasmo fazem o período menstrual durar menos tempo. As dores causadas pela cólica também são amenizadas pelo orgasmo, que é um analgésico natural.

Mesmo assim, alguns cuidados devem ser tomados antes de transar durante a menstruação, uma vez que o cérvice da vagina fica aberto nesses dias, deixando o corpo feminino mais vulnerável a DSTs, gravidez e bactérias. O homem também pode ser afetado pelos germes presentes no fluido menstrual.

Como fazer sexo menstruada

O primeiro passo antes de você fazer sexo menstruada é conversar com seu parceiro sobre o assunto, para saber o que ele pensa sobre isso e se ele está disposto. Depois de fazer isso é hora de se preparar. Comece separando toalhas, para que seu sangramento não suje os lençóis. Disponha algumas tolhas estendidas na cama, para que você possa se deitar em cima, e deixe lenços à mão para que você se limpe quando terminar.

Feito isso, pense no preservativo que irá usar, já que, nesse período, você corre mais riscos de contrair DSTs e infecções, além da chance de gravidez. Uma de suas opções é o diafragma, que, além de ser um contraceptivo, inibe o fluxo menstrual. A esponja contraceptiva absorve o sangramento e impede a gravidez, mas não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Se optar por ela quando for fazer sexo menstruada, seu parceiro deverá usar camisinha.

Além dessas, há a camisinha masculina comum e a feminina, que também manterão o pênis limpo. Se sua atividade sexual não for envolver penetração, opte pelo copo menstrual, preferindo os feitos com silicone. O formato dele é semelhante ao do diafragma e permitirá brincadeiras sexuais sem sujeira, como o sexo oral.

Higiene

Uma boa opção para o casal que decidiu transar nesse período, mas ainda está preocupado com a higiene, é o chuveiro. Além do fluxo de água minimizar os possíveis odores desagradáveis e lavar o sangramento, a vagina da mulher já estará lubrificada, facilitando a penetração. Uma mudança de cenário também é sempre bem-vinda na hora do sexo.

Independentemente se você optou por fazer transar no chuveiro, banheira ou do modo tradicional, não deixe de tomar um banho depois que você fizer sexo menstruada. Outra dica é optar por aqueles dias em que seu fluxo menstrual esteja mais leve. Se já sabe que o primeiro dia é mais forte, deixa seu tesão acumular até o segundo ou terceiro, e o sexo será até melhor.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!