Sexualidade > Slider Home

Aprenda 4 maneiras de liberar o desejo reprimido

Por Redação Doutíssima 10/06/2015

Quando o assunto é sexualidade, o desejo reprimido é um grande problema. Segundo Freud, trata-se de um dos maiores problemas da humanidade – que quando presente e não tratado já na adolescência, provavelmente se manifestará na idade adulta. Felizmente, existem diversas maneiras que ajudam a liberar os desejos.

 

No entanto, antes de extravasar o desejo reprimido, é preciso reconhecê-lo. Fique atento se você estiver ignorando alguns impulsos sexuais, evitando sair com pessoas do sexo oposto, ou trabalhando em excesso para evitar esse problema. Todos esses são sintomas potenciais dessa condição.

desejo reprimido

Os desejos reprimidos podem afetar os relacionamentos, causando frustração. Foto: iStock, Getty Images

 

Quais as causas do desejo reprimido?

Vivemos em uma sociedade que ainda encara o sexo como um tabu. E quando você pensa em sexo e quer algo que não se encaixa nos padrões culturais e sociais do meio em que vive, o resultado é que acaba colocando isso em seu inconsciente – ou seja, essa vontade passa a ser um desejo reprimido.

 

Existem também outros motivos pelos quais as pessoas podem desenvolver algum tipo de desejo reprimido. A própria estrutura e cultura familiar, além da região, são possíveis causas do problema. Além disso, condições de saúde como obesidade, depressão e estresse do trabalho contribuem para o agravamento da questão.

 

Consequências do problema

As consequências do desejo reprimido manifestam-se de diversas formas, que variam de pessoa para pessoa. Esses desencadeamentos ocorrem tanto no aspecto social como no aspecto físico do indivíduo.

 

Algumas vítimas do problema, por exemplo, evitam sair à noite porque têm medo de que os desejos sexuais despertem. Há pessoas que não chegam a esse extremo, mas acabam negligenciando sua aparência com a esperança de que não irão despertar o interesse alheio.

 

Muitos casamentos também acabam afetados pelos desejos reprimidos. Não são poucas as vezes em que o parceiro fica receoso de expor à parceira – ou vice-versa – suas vontades mais íntimas. Elas então ficam acumuladas e guardadas, gerando um sentimento de frustração quanto ao relacionamento.

 

Há ainda as consequências físicas relacionadas à condição. Não é raro, por exemplo, que pessoas com desejos sexuais reprimidos desenvolvam depressão, ansiedade excessiva ou insônia.

 

Como liberar o desejo reprimido?

Confira algumas maneiras de lidar com o problema, evitando que ele afete os seus relacionamentos.

 

1. Sexo é positivo

A primeira dica para liberar os desejos reprimidos é simples: pense no papel positivo que o sexo desempenha na vida do ser humano. Os relacionamentos criam laços sociais e emocionais e também melhoram a comunicação entre as pessoas.

 

2. Não dê bola para julgamentos alheios

É natural que você tenha receio de liberar seus desejos reprimidos com medo de magoar alguém – pode ser pai, mãe, amigos etc. A atitude mais fácil é ceder ao padrão estabelecido por eles e não os decepcionar.

Mas você já parou para pensar que ao fazer isso estará decepcionando a si próprio? Reflita sobre isso e deixe de se preocupar com os julgamentos alheios.

 

3. Educação sexual

A educação sexual é um dos melhores caminhos para superar os desejos reprimidos. Informando-se sobre o assunto você verá que, nos dias atuais, não há mais espaço para preconceitos relativos à sexualidade das pessoas. Certamente, isso dará força para que você consiga assumir e liberar suas vontades mais íntimas.

 

4. Auxílio profissional

Em várias ocasiões, é inviável liberar os desejos reprimidos por conta própria. Procurar ajuda profissional para isso é extremamente válido, principalmente se você tiver problemas físicos relacionados – como insônia e depressão.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!