Sexualidade

Sexo faz bem – descubra os benefícios do prazer

Por Redação Doutíssima 01/12/2014

Todo mundo faz sexo na busca pelo prazer, mas o que muita gente não sabe é que o sexo faz bem para a saúde. O prazer da transa nos deixa mais felizes, mais relaxados e também influencia em nossa aparência física. Isso porque ele trabalha nosso corpo de diversas maneiras, desde a parte física até o estímulo de hormônios que nos tornam pessoas mais saudáveis.

Por isso, se a sua vida sexual está em baixa, é hora de mudar esta situação e ir em busca de todos os benefícios do sexo. Conheça alguns deles e veja por que o sexo faz bem.

sexo-faz-bem

Fazer sexo com regularidade é bom para a saúde mental e física. Foto: iStock, Getty Images

Por que o sexo faz bem?

 

Ajuda a emagrecer

Você tem um horário apertado e que nem sempre permite ir à academia? Não tem problema. Adicione algumas horas de sexo à rotina, já que ele também conta como um exercício físico. Em meia hora de sexo você queima de 75 a 150 calorias, assim como na ioga, na dança ou na caminhada.

 

O sexo faz bem também porque ajuda a fortalecer a sua musculatura, já que a excitação sexual e o orgasmo liberam o hormônio testosterona que, entre outras coisas, é necessário para construir o tecido muscular.

 

Melhora a saúde cardiovascular

As doenças cardíacas estão entre os maiores problemas para a saúde de homens e mulheres. Isso se deve, principalmente devido a uma má alimentação e ao sedentarismo. Manter uma dieta saudável e o colesterol em um nível aceitável são ótimas maneiras de cuidar da saúde do coração. Mas você sabia que o sexo também pode ajudar?

 

O sexo faz bem para o coração por ser um exercício que aumenta a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo, que ajudam a manter o nosso coração saudável. Uma pesquisa recente descobriu que fazer sexo duas ou mais vezes por semana reduz o risco de ataque cardíaco fatal pela metade.

 

Melhora o sono

Todo o nosso corpo funciona melhor depois de uma noite de sono. Por isso, dormir pelo menos oito horas diárias é fundamental para a saúde do corpo e da mente. Quando o chá de camomila e outros remédios não estão ajudando, há outra solução. O sexo faz bem para o seu sono, principalmente se você está tendo problemas para dormir devido à ansiedade ou ao estresse.

 

O relaxamento profundo depois de um orgasmo ajuda a dormir melhor e mais rápido, devido à liberação de um hormônio chamado oxitocina, que está ligado a uma boa qualidade de sono.

 

Fortalece o sistema imunológico

Se você é uma daquelas pessoas que tem gripe ou resfriados frequentemente, saiba que o sexo talvez seja a solução para você. Ter relações sexuais uma ou duas vezes por semana aumenta os níveis de um anticorpo chamado imunoglobulina A, que combate essas condições.

 

Ou seja, você terá um sistema imunológico mais forte se fizer sexo regularmente. Então você já sabe, além de lavar as mãos e comer alimentos saudáveis, faça sexo para ficar longe de gripes e resfriados.

 

Alivia a dor

Todo mundo conhece aquela velha desculpa de “hoje não, estou com dor de cabeça”. Mas acredite: esse é um motivo a mais para que você se entregue a uma noite maravilhosa de sexo. Através da excitação sexual e do orgasmo, o hormônio oxitocina é liberado em seu corpo, provocando a liberação de endorfina. Por isso, esqueça a aspirina: o sexo faz bem e é um poderoso analgésico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!