Sexualidade

Cuidado com as DSTs – veja como fazer sexo oral seguro

Por Redação Doutíssima 02/12/2014

Sexo oral, como todos já sabem, consiste em receber uma estimulação oral nos órgãos genitais. Quando quem recebe é um homem, o nome técnico é felação. E quando quem recebe é a mulher, o nome técnico é cunnilingus. Seja qual for a modalidade que você está disposta ou disposto a praticar, o fato é que você precisa ter bastante consciência de precisa tomar alguns cuidados para ter um sexo oral seguro.

sexo-oral-seguro

Não é apenas durante a penetração que as DSTs são transmitidas. Foto: iStock, Getty Images

Sexo oral seguro não transmite DST

As principais doenças sexualmente transmissíveis que conhecemos e que tradicionalmente associamos ao sexo vaginal também podem ser adquiridas através da prática do sexo oral – HIV, clamídia, gonorreia, sífilis, entre outras. Além disso, algumas condições, como a herpes, por exemplo, têm maior probabilidade de serem adquiridas pelo sexo oral do que pelo vaginal.

Finalmente, o vírus do papiloma humano (HPV) é outro que pode ser passado através da felação ou do cunnilingus, e algumas pesquisas indicam que ele pode estar associado à ocorrência do câncer de faringe.

Portanto, se você pratica sexo oral com frequência, é preciso estar atento e saber como fazer sexo oral seguro. E acredite, ao contrário do que você pode pensar, fazer sexo oral seguro não dá tanto trabalho. Confira abaixo.

 

Higiene contribui para o sexo oral seguro

A primeira grande dica para ter um sexo oral seguro é ter bons hábitos de higiene e exigir a mesma atitude do seu parceiro ou da sua parceira. Ainda que a pessoa esteja livre das doenças sexualmente transmissíveis mais famosas, a falta de higiene nas zonas íntimas possibilita contaminação por fungos ou bactérias, que causam desconfortos como coceiras, por exemplo.

 

Proteção para as mulheres: a camisinha basta

No caso das mulheres, proporcionar um sexo oral seguro não difere em nada daquela proteção utilizada para as outras formas de contato sexual. Usar a camisinha é uma proteção mais do que adequada e eficiente, já que ela não permite que boca e pênis tenham contato direto, ambiente perfeito para a transmissão das doenças.

Já que o assunto é camisinha, saiba que aquelas específicas para língua, vendidas em farmácias, não garantem um sexo oral seguro. Esse tipo de camisinha, é importante ter em mente, atua apenas no estímulo sexual, deixando o sexo mais prazeroso, mas não oferecem a proteção necessária para a felação ou para o cunnilingus.

 

Proteção para os homens: nem tão simples assim

Já a proteção para os homens praticarem sexo oral seguro é bastante deficiente. Portanto, acredite, para praticar sexo oral com segurança na mulher, é preciso criar uma proteção caseira. E, para isso, existem basicamente duas opções: enquanto alguns indicam a utilização de plástico filme (sim, aquele que você usa na cozinha) para cobrir a vagina e evitar o contato direto, outros sugerem que se corte a camisinha e que ela seja usada como uma espécie de proteção para a língua.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!