Amor e Sexo > Sexualidade

Entenda o que a greve de sexo é capaz de causar no organismo

Por Redação Fortíssima 11/01/2016

Quando as coisas não estão indo bem em uma relação, a parte sexual pode ser a mais afetada. Isso porque a greve de sexo é uma consequência comum, seja para punir o parceiro ou por falta de vontade de estar com ele.

O problema é que a saída não é tão simples assim e precisa ser entendida a partir dos motivos que originaram a reação ou, em alguns casos, a apatia que se estabeleceu no relacionamento. Além disso, a alternativa pode ser reflexos no seu organismo.

greve de sexo-doutissima-shutterstock

A greve de sexo pode mais afastar do que resolver os seus problemas. Foto: Shutterstock

Seu corpo e a greve de sexo

Independentemente do que a motiva, você já parou para pensar quais os reflexos de uma eventual greve de sexoÉ verdade que ninguém ainda ousou investigar especificamente essa relação, mas diversos estudos já foram capazes de identificar os prós e os contras da abstinência sexual para o organismo humano.

Segundo uma pesquisa da sul-africana Pharma Dynamics, ficar deprimido pode ser um dos efeitos gerados pela greve. Das 700 mulheres entrevistadas, 70% delas disseram que se sentiam tristes e levantarem dúvidas quanto à própria autoestima ao ficarem sem transar.

Da mesma forma, cientistas da Queens University, da Irlanda, chegaram à conclusão de que o sexo regular é capaz de aumentar a expectativa de vida dos seres humanos. Além disso, estudos mostram que a prática sexual é bastante benéfica para a saúde em diversos aspectos.

Cientistas da Wilkes University, dos Estados Unidos, mostraram que pessoas que fazem sexo uma ou duas vezes por semana possuem um sistema imunológico mais desenvolvido que as demais. Pesquisadores da Headache Clinic, também dos Estados Unidos, indicaram ainda que o sexo é capaz de diminuir pela metade o sofrimento de mulheres que tem enxaqueca.

Isso porque durante a relação é liberada a endorfina, cujo o efeito é similar ao da morfina e ajuda no alívio da dor. Por todas essas razões, talvez esteja na hora de repensar a greve de sexo. Tudo depende de pensar o que motivou você a começá-la.

Algumas vezes, a decisão de evitar as relações sexuais com o parceiro pode ser um indicativo de que as coisas não vão bem ou que você não se sente confortável com aquele relacionamento. Nesse caso, vale repensar se estar junto é a melhor alternativa.

Alternativas à greve de sexo

Quando, de outra maneira, a greve de sexo é feita para punir ou tentar melhorar a sua relação, talvez seja melhorar adotar algumas dicas menos extremas – e que costumam ser mais eficientes a longo prazo – para resolver o problema.

A primeira dela é ser franca sobre seus desejos e sentimentos. Isso serve tanto para substituir uma chantagem quanto uma punição. Nesse último caso, falar como você está se sentindo provavelmente deixará ele bastante culpado – e isso é capaz de ter um efeito ainda mais eficiente do que simplesmente suspender o sexo.

Se você quer convencer o seu parceiro a algo e ele está irredutível, nada é melhor do que apresentar argumentos consistentes, que mostrem os benefícios e por que aquilo é importante para os dois.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!