Exercícios > Fitness > Slider Home

Aula de pound fit é inspirada nos movimentos de tocar bateria

Por Redação Fortíssima 17/05/2016

Você já imaginou emagrecer e ficar em forma com movimentos semelhantes aos utilizados para tocar bateria? Sim, isso é possível e já virou febre nos Estados Unidos. Com o nome de pound fit, o treino mistura o famoso HIIT (High Intensity Interval Training) com percussão.

Com movimentos que trabalham todo o corpo, as aulas são dinâmicas e sempre acompanhadas de um par de baquetas, que deixam o trabalho muscular ainda mais intenso. Cada exercício combina um movimento de bateria com a intensidade de um baterista quando toca o instrumento.

Como funciona o pound fit

Criado pelas americanas Kirsten Potenza e Cristina Peerenboom, o pound fit surgiu a partir do amor pela música e bateria, compartilhado pelas fundadoras. Ambas também eram viciadas em exercícios físicos, mas nem sempre de uma maneira saudável.

Por isso, a nova técnica traz uma filosofia de equilíbrio, em que deve haver liberdade e alegria ao se exercitar, sempre com cuidados e segurança.  Com isso, as aulas são dinâmicas e divertidas, com músicas bem animadas que ditam o ritmo dos movimentos, que vão desde batidas mais calmas até velocidades intensas.

Tudo acontece a partir da batida dos Ripstix (baquetas especiais desenvolvidas para a atividade), como se você realmente estivesse tocando uma bateria. O pound fit pode ser feito por qualquer pessoa, desde crianças até idosos, pois os movimentos e as aulas são adaptadas conforme as características e limitações de cada um.

Apesar da febre na Califórnia, local em que surgiu, a novidade já é oferecida em mais 11 estados americanos. Para aqueles que não vivem no país, a empresa ainda oferece um treino online, além de um kit com DVD que mostra aulas em diversos níveis e materiais que auxiliam na alimentação.

pound fit

A atividade é inspirada na energia e intensidade de tocar bateria. Foto: Divulgação

Principais benefícios da prática

Os movimentos são intensos e as músicas escolhidas mantêm o treino animado e em ritmo acelerado. É possível queimar mais de 900 calorias por hora e uma aula trabalha o corpo inteiro, inclusive músculos pouco usados. Isso garante perda de peso, ganho e definição muscular.

Com agachamentos, posições de ioga, pilates e movimentos de dança, sempre balançando as baquetas, os exercícios são focados principalmente nas pernas, bumbum e abdômen.

O pound fit ainda melhora o ritmo, tempo, coordenação, velocidade, agilidade, flexibilidade resistência e musicalidade dos praticantes. Sem falar no aumento da capacidade cardiorrespiratória, pois é preciso fôlego para acompanhar essa atividade cardio.

Além disso, os movimentos intensos, que imitam um baterista, trazem benefícios também para a mente. Afinal, o ritmo da percussão ajuda a melhorar o foco, aumentar a concentração e aprimorar outras habilidades cognitivas, estimulando ainda o sistema imunológico e reduzindo a pressão arterial, a dor crônica, a ansiedade, o estresse e a fadiga.

E aí, o que achou do pound fit? Esse tipo de exercício fez você lembrar de alguém? Compartilhe o artigo.