Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros contra a queda de cabelo

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Perder alguns fios de cabelo por dia é natural, mas quando a quantidade for grande, desconfie. A queda de cabelo pode ocorrer devido a questões genéticas e hormonais, estresse, anemia, alterações na tiroide, dieta com pouca proteína, alisamento, clareamento, doença autoimune e outros motivos.

Mas essa condição – um pesadelo para muita gente – tem solução. Você não precisa gastar rios de dinheiro em cosméticos. Há uma série de receitas caseiras que vão diminuir a sua queda de cabelo.

queda-de-cabelo

Conheça receitas caseiras que podem diminuir a queda de cabelo. Foto: iStock, Getty Images

Métodos caseiros para evitar a queda de cabelo

Comece preparando um remédio à base de babosa, famosa planta medicinal para tratamentos capilares que ajuda a abrir os poros do couro cabeludo, facilitando a entrada das vitaminas e nutrientes, além de hidratar, controlar a gordura e favorecer o crescimento dos fios.

Bata no liquidificador uma folha de babosa e meio copo de água. Depois aplique a mistura no couro cabeludo com um algodão e deixe agir por 24 horas. Repita esse processo durante 15 dias.

A avenca, por sua vez,age fortalecendo e impulsionando o crescimento do cabelo. Prepare uma máscara amassando 50 gramas de folhas de avenca. Depois, aplique-a no couro cabeludo e nos fios e tape a cabeça com um pano durante meia hora. Para retirar o produto, lave os cabelos com água morna. Repita a técnica de dois em dois dias, durante duas semanas.

Uma mistura de alecrim, rabo de cavalo e urtiga também atua contra a queda de cabelo, fortalecendo e dando brilho aos fios. Coloque sete colheres (sopa) de cada uma dessas ervas para cada litro de água fervente. Deixe o líquido descansar por 20 minutos e coe. Depois que lavar o cabelo, massageie o couro cabeludo com esse preparado. Faça isso duas vezes por semana.

Capaz de estimular a circulação e combater o excesso de gordura dos fios, o vinagre de maçã ou de arroz é outra opção para acabar com a queda de cabelo. Misture duas colheres (sopa) do vinagre em um copo de água e massageie o couro cabeludo. Em seguida enxágue com água morna.

Alimentação também ajuda a evitar a queda de cabelo

Uma alimentação saudável é muito importante se você não quer mais sofrer com queda de cabelo. Evite alimentos gordurosos e consuma com moderação açúcar, álcool e cafeína, pois eles deixam seus fios quebradiços e mais suscetíveis à queda. Invista em uma dieta rica em nutrientes, com direito a muitos vegetais, frutas e alimentos proteicos.

Um adicional muito nutritivo para os cabelos é o gérmen de trigo. Adicione duas colheres (sopa) do grão em pó a um copo de leite ou suco e beba todos os dias. O suco de laranja com limão, melancia e cenoura também é muito nutritivo, protegendo o cabelo dos danos causados pela fumaça, poluição e raios solares. Além da queda, esse suco evita a caspa capilar.

Outra ótima receita é feita com frutas cítricas e cenoura. Descasque e corte em rodelas três laranjas, meio limão e uma cenoura. Separe ainda uma fatia de melancia sem casca, cortada em cubos. Leve tudo ao liquidificador e bata até obter um líquido homogêneo.

Tome esse suco uma vez por dia, durante uma semana ou mais. Se sua queda de cabelo persistir por mais de duas semanas, é recomendável a procura de um dermatologista, que poderá indicar o melhor tratamento.