Remédios Caseiros

Faça em casa um remédio para tratar afta

Por Redação Doutíssima 03/10/2014

A afta é uma forma bastante comum de úlcera bucal, originada mais comumente por infecções virais e caracterizada por dolorosas feridas, que aparecem geralmente na muscosa bucal e gengivas. Essas lesões causam muito incômodo, principalmente na hora de comer e escovar os dentes, mas essa dor pode ser amenizada com algumas receitas simples, que podem ser feitas em casa.

afta

Soluções caseiras podem acabar com as aftas de maneira eficiente. iStock, Getty Images

Soluções caseiras para tratar a infecção

Um das receitas caseiras mais eficazes contra as aftas é a solução preparada com água morna e sal. Enxágue a boca de duas a três vezes por dia com esta receita, que combate as bactérias – devido à ação do sal – responsáveis pelo aparecimento das lesões.

O bálsamo com óleo essencial de louro também é indicado para a cura das aftas, pois ele alivia a dor e a inflamação. Junto a isso, o chá de alfavaca, assim como o de manjericão, constituem-se em excelentes remédios naturais. Estes dois últimos têm propriedades analgésicas, reduzem a dor e, além disso, são antissépticos, deixando a região livre de micro-organismos.

Para fazer o bálsamo com óleo essencial de louro para afta, você vai precisar de uma gota de óleo essencial de louro e 10 ml de óleo mineral ou óleo de amêndoas doces. Misture os dois ingredientes e aplique a solução três ou quatro vezes por dia, até que a lesão melhore.

Gargarejo com chás melhora as lesões provocadas pela afta

Já para o chá de alfavaca, analgésico que alivia a dor e trata a infecção, use duas colheres das de chá de folhas de alfavaca e meio litro de água fervente. Misture e deixe repousar por 10 minutos. Guarde em um recipiente de vidro escuro e faça gargarejos ou aplique direto na lesão várias vezes por dia.

Uma solução refrescante e de aroma agradável para combater a afta é o chá de eucalipto. Para prepará-lo, pegue 20 g de folha de eucalipto e um litro de água. Ferva as folhas na água por aproximadamente dois minutos, deixe esfriar e coe. Use o chá para fazer bochechos e logo você sentirá o alívio.

Mais que um ótimo tempero, o manjericão também pode auxiliar no combate às lesões na boca. Bochechos com o chá de manjericão são indicados porque esta planta tem propriedades antissépticas. Pegue 10 folhas de manjericão e ferva em uma xícara de água por alguns minutos. Tape e deixe amornar, depois coe e faça bochechos até três vezes por dia.

A camomila também pode aliviar o desconforto provocado pela afta, sendo uma planta com alto poder de cicatrização. Em meio litro de água fervendo, jogue uma colher de folhas de camomila. Deixe abafado por alguns minutos, coe e reserve para fazer gargarejos durante o dia. A planta também evita a proliferação de bactérias.

Aplicação direta promete rápido resultado contra a afta

Para aplicar diretamente na afta e obter um resultado mais rápido, a dica é fazer bochechos diários com um colher de bicarbonato de sódio diluído em um copo d’água. Se as lesões forem muito grandes, a sugestão é aplicar própolis diretamente sobre elas com um cotonete.

Até que as aftas desapareçam, além de qualquer uma destas receitas caseiras, é importante que você fique longe de alguns tipos de alimentos. Evite condimentos ou alimentos ácidos e lave a boca, todos os dias, com um antisséptico bucal. A última dica é também a mais simples: o açúcar, se aplicado em cima da afta, pode ajudar na cicatrização.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!