Um compromisso de última hora, levantar atrasada de manhã para ir ao trabalho. Falta de tempo! Tudo isso, e muito mais, pode ser motivos de sobra pra desespero diante da impossibilidade de lavar os cabelos e sair com a raiz oleosa e os fios sujos. Mas, para as urgências, o shampoo a seco chega para resolver o problema de qualquer uma!
Atualmente já existe no mercado uma gama grande de marcas de shampoo a seco, com especificidades para tipos diferentes de cabelos, mas muitas pessoas ainda desconhecem esse grande aliado dos dias corridos.
Shampoo a seco diminui número de lavagens
O que todos têm em comum é a função de eliminar a oleosidade, aspecto pesado e grudento, o odor dos cabelos, prolonga escovas e penteados, dá aquela cara de cabelo recém lavado, não causa rigidez ou endurecimento dos fios.
Os cabelos oleosos, que precisam de lavagem praticamente todos os dias, também podem ser “salvos” com o shampoo a seco.
Por seus benefícios, muitos cabeleireiros já aderiram o uso de shampoo a seco para garantir que as modelos entrem na passarela com o cabelo impecável, ou para manter o cabelo em dia para a gravação de um comercial ou na produção de um editorial.
Algumas marcas já oferecem tipos de shampoo a seco que dão mais volume ao cabelo, outros que garantem um efeito tipo verniz para fixar penteados.
Como aplicar o shampoo a seco
Alguns shampoos a seco podem deixar o cabelo esbranquiçado se mal aplicados. Já há marcas com versões incolores do produto ou versões para cabelos escuros. Avalie qual o melhor para o seu tipo de cabelo.
De qualquer forma, o produto deve ser aplicado no couro cabeludo, com jatos borrifados a uma distância de aproximadamente uns seis centímetros. Com o produto aplicado, massageie o couro cabeludo para que o shampoo se espalhe e fique uniforme em toda a cabeça.
Após a massagem, escove bem o cabelo, que deve ficar solto em poucos instantes. Se houver necessidade, repita o procedimento.
Ao contrário do que se imaginava quando começaram a surgir os primeiros produtos deste tipo no mercado, ele não deixa os cabelos duros, isso ocorre apenas quando é utilizado em excesso. Quando aplicado em demasia, além de enrijecidos, os fios podem ficar com aparência de ressecados.
O shampoo a seco deve ser usado no máximo uma vez entre as lavagens. Mais do que isso já acumula muito produto na raiz e não garante um bom visual e qualidade ao penteado. O ideal, de acordo com os profissionais do ramo, é usar no máximo uma vez por semana para não correr o risco de obstruir os poros e até mesmo causar uma inflamação no couro cabeludo.
As mulheres que fazem procedimentos químicos como alisamentos, escovas progressivas e colorações, onde o excesso de lavagens vai eliminando o produto do cabelo são beneficiadas pelo uso deste shampoo especial.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!