Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para frieira

Por Redação Doutíssima 18/12/2014

Também chamada de pé-de-atleta, a frieira é uma micose da pele causada pelo fungo tricophyton, que acomete principalmente os pés, mãos, virilha e couro cabeludo. Em geral, essas áreas sofrem com vermelhidão, ardência, coceira, escamação e rachadura. A pele tende a ficar mais fina nas regiões afetadas. Aprenda a fazer remédios caseiros para se livrar desse incômodo.

 

frieira

É possível eliminar uma frieira com remédios caseiros e naturais. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros para tratar frieira

 

1. Calêndula

Devido às suas propriedades antifúngicas, adstringentes e curativas, essa planta medicinal colabora para a eliminação do fungo causador da frieira. Prepare um escalda-pés utilizando cinco colheres (sopa) de flores de calêndula e um litro de água.

Ferva a água e depois acrescente as flores da planta. Depois de 10 minutos, coe e aplique sobre a área afetada. No caso do seu , deixe-o de molho nesse preparado por 10 minutos.

2. Hidraste

Pouco conhecida, a planta medicinal, que também atende pelo nome de raiz amarela, age combatendo o fungo e intensificando a limpeza da pele, desaparecendo com a micose. Faça um escalda-pés de hidraste com quatro colheres (chá) da raiz da planta e um litro de água.

Coloque a água para ferver. Depois adicione o hidraste, tape e deixe descansar durante 10 minutos. Após, coe e lave a frieira. Faça isso todos os dias até obter os resultados desejados.

3. Capim-limão

Além de ser antifúngico, o remédio caseiro feito a partir do chá de capim-limão atua aliviando a coceira e a descamação da pele. Leve ao fogo duas xícaras de água para ferver juntamente com duas colheres (chá) de folhas picadas de capim-limão.

Depois espere amornar e tome. Você deve tomar esse chá de três a quatro vezes ao dia. Lembre-se de secar bem a região entre os dedos depois do banho, para evitar a propagação do fungo, assim como a virilha e o couro cabeludo.

4. Alho

Rico em agentes antimicrobianos que combatem os fungos, o alho ainda é um alimento depurativo, que elimina o excesso de ácido úrico do organismo, possível causador da frieira. Amasse três dentes da planta e misture a um copo com água.

Deixe descansar durante uma noite toda. Depois, é só lavar as regiões contaminadas com essa água. Caso prefira, corte o alho no meio e friccione diretamente nas feridas.

5. Melaleuca

Essa planta possui ação antifúngica, antibacteriana e antisséptica, que combate os fungos e bactérias da pele. Nesse caso, use o óleo de melaleuca, adicionando cinco gotas em uma bacia de água morna, para tratar a frieira dos pés.

Mergulhe seus pés na água e deixe por 20 minutos. Faça isso três vezes por semana. Nas outras áreas afetadas, faça uma massagem como o óleo essencial de melaleuca duas vezes por semana.

6. Cebola

Graças a uma substância chamada alicina, a cebola possui ação antibacteriana, antimicrobiana e anti-inflamatória. Para preparar um remédio caseiro dessa planta, asse uma cebola até que fique macia. Depois disso triture-a e aplique a pasta sobre a parte da pele afetada, deixando assim por 40 minutos. As rodelas cruas também podem ser aplicadas. A ardência do primeiro contato é natural, não se preocupe.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!