Uncategorized

Conheça os benefícios medicinais do chá de goiabeira

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

Quando você pensa na goiabeira, a árvore que dá origem à goiaba, certamente vem à cabeça o quão deliciosa é a sua fruta. Mas a árvore traz, além desse alimento saboroso, benefícios à nossa saúde: suas folhas podem ser usadas como remédio caseiro e natural para combater determinadas condições e doenças.

 

Chá de goiabeira

 

A melhor alternativa para a obtenção de todos esses benefícios é a preparação de um chá de goiabeira. Essa fórmula já é utilizada há muitos séculos no México e na América do Sul para o tratamento e a prevenção de certas doenças.

 

goiabeira

Chá feito com folhas da goiabeira traz muitos benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Para isso, basta colocar as folhas secas da árvore em infusão, de cinco a 10 minutos, adicionando, se preferir, duas colheres de extrato de goiaba, para dar um gosto mais agradável. É considerado um chá seguro para o consumo, sem efeitos secundários mais significativos, mas é interessante que mulheres grávidas ou que estejam amamentando procurem um médico para saber se é prudente tomá-lo.

Quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios medicinais desse chá? Confira abaixo.

 

Benefícios do chá de goiabeira

 

Problemas intestinais

As folhas da goiabeira contêm diversos componentes naturais e benéficos ao corpo humano. Entre eles estão os fitoquímicos como antioxidantes, carotenoides e as antocianinas, e flavonoides. E está nesses compostos, segundo pesquisa publicada na Revista do Instituto de Medicina Tropica de São Paulo, a capacidade de eliminar alguns agentes patogênicos responsáveis por um dos mais desagradáveis problemas intestinais existentes, a diarreia.

Problemas cardiovasculares

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Methods and Findings in Experimental and Clinical Pharmacology, o chá com as folhas dessa árvore é extremamente benéfico para o coração e o sistema circulatório como um todo, já que auxiliam na redução da pressão arterial e da frequência cardíaca. Além disso, outro estudo observou que o chá também é capaz de reduzir a concentração de lipídios, colesterol e triglicerídeos não saudáveis no sangue.

Gengivite

A infusão feita a partir das folhas da goiabeira é extremamente benéfica para a redução da inflamação da gengiva. Ao invés de tomá-la, porém, você deve fazer bochechos para obter todos esses benefícios, que decorrem da presença em boa concentração de ferro e proteínas na composição da folha.

Diabetes

O chá de goiabeira contém flavonoides e outros compostos que auxiliam na manutenção de baixas taxas de açúcar no sangue, mesmo depois de ser consumida alguma refeição que tenha alto índice de carboidratos. Alguns estudos atribuem isso à capacidade do chá de inibir diferentes enzimas presentes no organismo, que são responsáveis pela conversão dos carboidratos em glicose.

Assim, diversos pesquisadores são contundentes em afirmar que o chá possui ação antidiabética. Uma pesquisa realizada no Japão, por exemplo, comparou pessoas diabéticas que consumiram o chá regularmente e pessoas que não o fizeram, e constatou que aquelas que consumiram tiveram uma redução significativa no nível de glicose no sangue.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!