Clínica Geral

Saiba quais são os principais exames de rotina que você deve fazer

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Existe uma série de exames de rotina que você deve realizar anualmente para verificar como está sua saúde. Eles servem não apenas como uma forma de prevenção, mas também para o diagnóstico precoce de qualquer doença que esteja se manifestando em seu organismo.

 

exames de rotina

Revisões devem ser feitas periodicamente desde a infância. Foto: iStock, Getty Images

 

Exames de rotina são simples

 

A importância desses exames está na capacidade que eles têm de revelarem particularidades em problemas de saúde através de procedimentos simples. Conheça os principais e saiba para quê eles servem:

 

1. Radiografia

 

Esse é um dos exames de rotina feito por imagem. A radiografia é uma espécie de fotografia do interior do corpo. Seu nome mais comum é exame de raios-X, porque utiliza-se desses raios para obter o resultado.

 

Ela é utilizada para diagnosticar problemas nos ossos, tumores, desvios de postura, pneumonia, localização de corpos estranhos no interior do organismo, descoberta de cáries, fraturas dentárias e verificação das raízes dos dentes.

 

Quando aplicada com contraste (um líquido que permite destacar uma parte do corpo), ela diferencia tecidos, músculos e vasos sanguíneos. Mas atenção: gestantes não devem realizar radiografias devido à exposição radioativa, que pode prejudicar a saúde do bebê.

 

2. Ultrassonografia

 

A ultrassonografia é também um dos exames de rotina que se baseia na análise de imagens para detectar as alterações no organismo. Também conhecida como ecografia, ela é feita com imagens em movimento do interior do corpo. É mais comum entre as gestantes, que acompanham o desenvolvimento do bebê através desse exame.

 

Uma das vantagens do método por ultrassom é que ele não é invasivo, ou seja, não precisa entrar no organismo para obter o diagnóstico. Em geral, é feita no abdômen, na pélvis, nas mamas, na tireoide e nas articulações. Ela também serve para verificar o fluxo sanguíneo nos vasos e acompanhamento das agulhas no exame de biópsia.

 

3. Exame de sangue

 

Os exames de rotina que possibilitam um diagnóstico mais completo são os de sangue. No entanto, eles são muito abrangentes, podendo servir para vários casos e doenças diferentes. Com a função de checar os nutrientes e compostos que estão presentes no sangue, eles podem ser feitos desde a infância.

 

Os principais são para conferir as taxas de potássio, sódio, cálcio ionizado, fósforo e magnésio. Também integram a lista dos mais importantes exames de sangue o da ureia e creatinina, do ácido úrico, do colesterol, dos triglicerídeos, da glicemia, os sorológicos (identificação de vírus) e o de urina (que encontra infecções urinárias e doenças renais).

 

Além desses, existem o TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética) e o TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica), que servem para detectar disfunções no fígado.

 

4. Exames de rotina para mulheres

As mulheres têm alguns exames de rotina específicos. A mamografia serve para verificar a saúde das mamas e detectar precocemente algum tipo de câncer. O Papanicolau verifica infecções e anomalias no colo do útero, além de detectar herpes e verrugas e infecções. Consultar periodicamente o ginecologista também é fundamental.

 

5. Exames de rotina para homens

Os homens devem realizar anualmente os exames para prevenção do câncer de próstata. Entre eles, a ultrassonografia transretal, o antígeno prostático-específico (PSA) e o de toque retal.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!