Remédios Caseiros

Conheça os 7 melhores remédios caseiros para diminuir a sensibilidade no dente

Por Redação Doutíssima 06/12/2014

A sensibilidade no dente aparece quando o esmalte que envolve e protege o dente se desgasta, ou quando a gengiva se retrai, deixando a raiz do dente exposta. Bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos são os principais causadores da dor devido à sensibilidade. Descubra quais são os melhores remédios caseiros para acabar com esse problema.

sensibilidade-no-dente

Soluções naturais ajudam a diminuir a sensibilidade dos dentes. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios para diminuir sensibilidade no dente

 

  1. Equinácea

 

O chá feito com essa planta medicinal ajuda a diminuir a sensibilidade no dente, uma vez que reduz a inflamação dos dentes e elimina a placa bacteriana que pode gerar a sensibilidade. Basta ferver 500 ml de água, acrescentar três colheres (sopa) de folhas de equinácea e deixar descansar por 15 minutos. Depois, adicione meia colher (chá) de vitamina C em pó. Beba três vezes ao dia, até que haja resultados.

 

  1. Aloe vera

 

Também conhecida como babosa, a aloe vera reduz inflamações e ameniza dores, além de acalmar as gengivas, combater cáries e branquear a dentição. Prepare uma pasta de dente, cortando um pedaço da folha de babosa. Extraia o gel, passe na escova e está pronto. Escove seus dentes todos os dias com essa substância e você não sofrerá mais de sensibilidade no dente.

 

  1. Tomilho

 

Antibiótico, antiviral e antifúngico natural, o chá de tomilho ameniza a sensibilidade do dente. Ferva um litro de água e reserve. Depois, coloque um ramo da erva seca dentro de um recipiente e despeje a água em cima. Deixe o chá esfriar uns 10 minutos antes de tomar. Consuma três vezes ao dia até que sua dentição não esteja mais dolorida.

 

  1. Batata doce

 

Pouca gente sabe, mas o chá com as folhas da babata doce acaba com a inflamação e a dor ocasionadas pela sensibilidade. No preparo você precisará de uma folha de batata doce e uma xícara de água. Ferva a água, corte a folha em pedaços e coloque na água. Depois de alguns minutos, tire do fogo, coe e deixe amornar. Depois, é só fazer gargarejos com a mistura várias vezes ao dia.

 

  1. Creme especial

 

A pasta de dente específica para terminar com a sensibilidade no dente age evitando os estímulos responsáveis pela dor, além de selar os túbulos da dentina. Com o auxílio de um cotonete, passe uma camada desse creme dental nos dentes e deixe agir. Faço isso quando for se deitar e deixe durante toda a noite.

 

  1. Limpeza diária

 

Para evitar que seu esmalte dentário se desgaste, você precisa manter uma boca saudável e livre de cáries. Para isso, escove os dentes após cada refeição e passe fio dental pelo menos uma vez ao dia. Ele ajudará a remover os resíduos de comida que ficaram no meio dos dentes.

 

  1. Tratar bruxismo

 

O hábito de ranger os dentes, conhecido como bruxismo, prejudica o esmalte dentário, responsável por proteger seus dentes da sensibilidade. Caso você tenha essa doença, está mais propenso a sofrer com os dentes sensíveis. Por isso, procure um médico para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!