Amor e Sexo

Dupla traição é sinal de relacionamento desgastado

Por Redação Doutíssima 30/12/2014

Traição é algo normal em um relacionamento ou esse tipo de atitude é uma falha de caráter? Geralmente, a infidelidade é vista como algo amoral pela nossa sociedade, embora aconteça com grande frequência. Mas o que dizer quando o caso é de uma dupla traição, ou seja, tanto o homem quanto a mulher foram infiéis?

O dilema da dupla traição

Independente de quem está certo ou errado, uma coisa não se discute: se há traição é porque há algo errado na relação. E a questão vai muito além de sexo. Trair uma pessoa pode alcançar diferentes âmbitos, basta que uma das partes quebre as regras de lealdade e fidelidade, acertadas em todo relacionamento.

dupla-traicao

Se as duas pessoas traem, o relacionamento não vai bem. Foto: iStock, Getty Images

Por mais moderna que seja nossa sociedade, a monogamia é o modelo de relacionamento que impera e, nela, não é admitida a traição de nenhuma das partes. Machistas podem até achar que o homem pode trair e a mulher não, mas o fato é que qualquer um que for infiel está errado. Cabe lembrar que, atualmente, a definição do que é traição varia muito de casal para casal – há os que considerem um selinho algo comum, outros consideram motivo para separação.

Voltando ao nosso tema central, e quando ocorre uma dupla traição? Embora não seja comum, acontece. E, como numa traição comum, é algo difícil de ser digerido e nem sempre é possível de ser perdoada ou deixada para trás.

Não importa se for uma situação pontual, uma aventura de uma noite apenas ou um caso de longo prazo, que envolve sentimentos. Ambas as partes terão que avaliar se querem realmente continuar com seu relacionamento, que será, inevitavelmente, fortemente abalado quando a dupla traição for descoberta.

Fortalecendo o casamento após uma dupla traição

Se isso aconteceu com você e o seu parceiro ou parceira e vocês acham que vale a pena tentar acertar as coisas, confira, abaixo, alguns passos importantes para que o casal tente retomar sua relação, deixando para trás o ocorrido. Se forem cumpridos com dedicação, possibilitam que o relacionamento fique mais fortalecido do que antes da dupla traição.

1. Se for o caso de ambas as partes ou somente uma manter um caso antigo, é necessário que ele seja encerrado imediatamente e completamente. Isso é a primeira coisa a se fazer e não é admissível continuar mantendo contato.

2. Ter a certeza de que ambas as partes querem manter o relacionamento. Isso deve estar muito claro e decidido, pois se uma das partes não estiver certa a respeito disso, não vale nem a pena tentar.

3. Caso o parceiro quiser saber de detalhes do ocorrido, é importante ser sincero e aberto. Nenhum dos dois deve manter segredos, pois a verdade ajudará o outro a compreender o que aconteceu.

4. Enfrentem a sua dor, não fujam dela. Foi assim que tudo começou: por querer evitar sofrimento vocês acabaram entrando nessa dupla traição.

5. É preciso que ambas as partes estejam dispostas a fazer o que for preciso para superar a dupla traição sinceramente. Em seguida, faça o que prometeu.

6. Assuma sua culpa pelo que aconteceu: ambas as partes têm responsabilidade sobre o acontecido. Nem que seja preciso desenterrar alguns fantasmas, faça. Só assim vocês conseguirão superar esse problema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!