Amor e Sexo

Sentimento de posse: saiba como acabar com esse comportamento nocivo

Por Redação Doutíssima 30/12/2014

Quem nunca sentiu ciúmes que atire a primeira pedra. Não adianta negar, todos somos ciumentos. Alguns mais, outros menos, mas a grande maioria já, em algum momento, fez alguma bobagem motivada por esse sentimento. Quando ele passa da conta e se transforma no sentimento de posse, aí vira motivo de preocupação.

Mas isso tem explicação: trata-se da insegurança de alguém dentro de um relacionamento que alimenta o medo de ser trocado por outro. O problema é que, ás vezes, pode-se não conseguir controlar esse sentimento de posse, o que acaba gerando brigas e, consequentemente, magoando várias pessoas a nossa volta.

sentimento-de-posse

Ao contrário do ciúme, sentimento de posse sempre é nocivo. Foto: iStock, Getty Images

Quando estamos vivendo uma grande paixão, acabamos nos tornando irracionais, somos tomados por uma euforia e um estado de exagero para tudo. Assim, os sentimentos também são trabalhados.

Tudo é sentido e realizado ao extremo: provas de amor, promessas de fidelidade eterna e, inclusive, surtos desesperados de ciúmes. No início, essas atitudes podem até temperar a relação. Porém, com o passar do tempo acabam deixando transparecer o sentimento de posse, o que não é nada saudável para ninguém.

Como controlar seu sentimento de posse

Antes de tomar qualquer atitude, avalie o que aconteceu e se pergunte se o seu namorado está dando reais motivos para ter tanto ciúme. Se a resposta for não, está na hora de se reavaliar seus atos e sentimentos. Ao invés de sair por aí surtando e acusando o outro de tudo, reflita e pense duas vezes antes de fazer acusações que podem, muito provavelmente, ser infundadas.

Jamais faça cenas em público. Se tem algo incomodando você, chame seu namorado em particular e converse com ele sem deixar que os outros percebam. Esteja pronta, porém, para ouvir, não chegue cheia de acusações.

Quando você não sabe onde ele está e começa a imaginar coisas, mesmo sem motivo, procure tarefas para ocupar sua mente. Além disso, não vale a pena testar a lei da atração, não é mesmo? Ela diz que, quanto mais mentalizamos uma coisa, mais atraímos ela para nós.

Ficar longe dele é difícil, sim. Porém, uma parte muito importante do namoro é sentir saudades. Para isso, vocês precisam passar um tempo afastados – o reencontro depois desse tempo com certeza o reencontro valerá a pena.

Esses toques não vão fazer desaparecer seus ciúmes, mas sempre que você começar a perceber que o sentimento de posse está chegando, pense nelas. Com certeza você irá refletir antes de tomar qualquer atitude precipitada.

O que é ciúme e o que é sentimento de posse

Pode não parecer, mas tratam-se de coisas diferentes, embora muito parecidas. O que eles têm em comum é o sentimento de perda da pessoa amada, porém envolvem reações e intensidades muito diferentes.

O ciúme é definido pela sensação de incômodo ao ver seu amado próximo de outra pessoa que pode atrapalhar sua relação. O sentimento de posse é vê-lo se relacionar com qualquer pessoa, querendo que, em vez disso, ele fique colado a você, fazendo o que você quer e oferecendo toda a atenção que pode dar.

Portanto, não esqueça: ao identificar qualquer um desses sentimentos se aproximado, mantenha-se fria, analise se isso é real ou se não passa de mais um surto.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!