Amor e Sexo

Anticoncepcional para homens está em debate nos Estados Unidos

Por Redação Doutíssima 02/01/2015

Quando falamos em métodos contraceptivos, usados para que uma relação sexual não termine numa indesejada gravidez, logo pensamos na pílula anticoncepcional, na pílula do dia seguinte e na camisinha. Mas você já ouviu falar no anticoncepcional para homens?

Esse é um método que já está em estudo há cerca de 30 anos, mas vem ganhando cada vez mais destaque quando o assunto são métodos contraceptivos. Isso porque os resultados já estão dando o que falar.

 

anticoncepcional-para-homens

Método contraceptivo masculino está em desenvolvimento. Foto: iStock, Getty Images

 

Como funciona o anticoncepcional para homens

 

A pílula contraceptiva, ou o anticoncepcional para homens, já teve 99% de efetividade nos testes, feitos nos Estados Unidos, com 350 homens, e com um reduzido número de efeitos colaterais. A nova droga é feita a partir de um arbusto da Indonésia, que, aparentemente, faz com que seja produzido pelo homem um esperma sem o poder de engravidar uma mulher. É aqui que os inimigos da camisinha comemoram.

Os cientistas explicam o funcionamento do anticoncepcional para homens da seguinte forma: os testes mostraram que os ingredientes ativos desta planta perturbam três chaves de enzimas do espermatozoide. Com isso, ele fica fraco e incapaz de penetrar o óvulo no processo de fertilização. Esta transformação, entretanto, não representa nenhuma alteração em termos de quantidade ou qualidade da produção de esperma.

A boa notícia em relação ao anticoncepcional para homens é que em cerca de um mês, a fertilidade masculina volta ao normal e ele vai poder ter um filho quando quiser. A má notícia é que alguns dos homens que serviram de “cobaia” da nova droga tiveram ganho de peso.

 

Anticoncepcional para homens no mercado

 

Pela fórmula proposta, que ainda não está sendo produzida comercialmente, a pílula desenvolvida deve ser ingerida uma hora antes da relação para fazer o efeito desejado. Existem expectativas de que, em 2016, a pílula de anticoncepcional para homens já esteja à disposição no mercado americano.

Antes de o medicamento ser desenvolvido em formato de pílula, o processo era mais complicado. Era preciso que o homem tomasse uma injeção por mês para que seu esperma ficasse sempre infértil. A normalização ocorria somente seis meses depois.

A eficácia do produto já está quase comprovada. É importante salientar, ainda, que o método da pílula masculina não prejudica de nenhuma maneira o desempenho sexual. Mas essa não deve ser a maior preocupação. Quais seriam as mudanças no comportamento sexual masculino depois que esse método contraceptivo for disponibilizado? É preciso medir bem as possíveis consequências que o uso massivo do produto pode vir a trazer.

É importante salientar que o anticoncepcional serve apenas para evitar que a mulher envolvida na relação sexual engravide. Isso significa que o método não impede o contágio de um dos envolvidos por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que o outro possa ter. Ou seja, a camisinha seguirá sendo fundamental para evitar a propagação desse tipo de mal.