Amor e Sexo

Aprenda como superar uma traição

Por Redação Doutíssima 19/02/2015

Quando se fala em traição, o mais comum é imaginar a quebra de confiança entre um casal. Mas ela pode surgir em qualquer tipo de relacionamento, entre amigos, colegas de trabalho ou entre familiares. O fato é que estar neste contexto abala a estrutura emocional de qualquer um. Mas é preciso seguir em frente e aprender como superar uma traição.

 

como superar uma traicao

Pode ser um caminho duro, mas depois do sofrimento, o melhor é libertar-se do peso de ser traído. Foto: iStock, Getty Images

A sensação de “perder o chão”, junto com desânimo, dor e desespero, cria uma condição que exige muita força de vontade e capacidade de se reerguer. Mas é importante não se isolar e não passar a desconfiar do mundo. Conte com amigos e pessoas próximas para ter suporte. Abaixo, algumas dicas que podem ser úteis na hora de decidir dar a volta por cima.

Como superar uma traição em 5 passos

1. Permita-se sofrer

As pessoas quando vivem o trauma de uma traição tentam esconder seus sentimentos. Mas uma boa forma de como superar uma traição é não ignorar seus sentimentos. O que você está sentindo é normal.

Anote seus pensamentos em um diário, assim será mais fácil desabafar neste momento. Se você achar que esta situação está afetando a sua vida em todos os outros campos, talvez seja uma boa ideia procurar um aconselhamento profissional.

2. Comunique-se com seu parceiro

Deixe seu parceiro saber exatamente como você se sente e quais são as consequências da traição. Se você acha que não pode expressar verbalmente tudo o que você precisa dizer, escreva uma carta ou um e-mail com seus pensamentos e sentimentos. Não esconda nada.

Porém, evite tocar neste assunto várias vezes. Uma conversa séria e franca é o suficiente para definir o futuro do relacionamento.

3. Tenha um tempo para si mesmo

Às vezes mudar a rotina ou até mesmo os ares, é uma ótima forma de como superar uma traição. Aproveite a sua própria companhia, faça alguns programas que lhe permitam pensar e ao mesmo tempo reestabelecer a sua autoconfiança.

Se tiver a possibilidade, uma viagem pode ser uma alternativa para esfriar a cabeça e pensar sobre o assunto. Esta é uma boa chance de colocar um limite para o seu sofrimento.

4. Tome uma decisão

A parte mais difícil de como superar uma traição é tomar uma decisão. A verdade é que você precisa ter certeza se quer continuar no relacionamento, mesmo depois da traição, ou acha que nunca mais irá confiar e o fim é inevitável. Se você não pode perdoar, então não vai funcionar. Depois disso, deixe a vida seguir o seu rumo.

5. Perdoe

O perdão não significa que você tolera o que aconteceu ou que precisa se conciliar com a pessoa que lhe traiu. Perdoar significa mudar a percepção e a forma como vemos a situação. Tente entender que nem todo mundo trai intencionalmente ou por malícia.

Pode ser que haja outras razões, como não conseguir resolver os seus próprios problemas e tentar encontrar uma válvula de escape ou fazer isso por medo. O perdão, que não significa necessariamente reconciliação, é a melhor forma de como superar uma traição.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!