Remédios Caseiros

Trate a coceira com soluções caseiras

Por Redação Doutíssima 12/10/2014

Vários motivos podem causar a coceira em uma pessoa. Geralmente a origem está em um estímulo externo, como poeira, pólen, tecido, pelo de animal, picada de inseto ou qualquer outra coisa que pode causar uma reação alérgica. Quando não é causada por uma doença infecciosa – situação na qual demanda um tratamento médico -, há várias receitas caseiras que podem aliviar o incômodo.

coceira

A coceira pode estar associada a doenças ou alergias. Foto: iStock, Getty Images

Imersão, chás e óleos para acabar com a coceira

Uma excelente alternativa para tratar a coceira é o banho de imersão. Utilize água morna e duas xícaras de farinha de aveia, ou então com duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Esta solução também pode ser usada em forma de compressa fria, que proporciona um grande alívio, de maneira rápida, levando à diminuição das coceiras. Polvilhar amido de milho na região da pele onde coça é outra opção.

Óleo de urtiga fresco ou até mesmo chá de urtiga também são eficientes para acabar com o prurido. Esta indicação é especialmente eficaz para aliviar a coceira causada por picada de inseto. Para preparar o chá, utilize uma colher de folhas secas de urtiga em uma xícara de água fervente. Depois de deixar em infusão por 15 minutos, beba, repetindo o procedimento duas vezes ao dia.

Bem ao seu alcance, em sua despensa, podem estar outros dois ingredientes bem eficientes para acabar com as coceiras. Misture partes iguais de mel e canela em pó e aplique na pele, exatamente nos locais onde coça. O alívio é garantido.

O cataplasma preparado com folhas de malva é outra receita bastante difundida. Essa planta contém ácidos múcicos, substâncias que atuam no alívio da irritação da pele, sem incidir em alergias. Seu preparo é simples e você vai precisar, além das folhas frescas de malva, de uma gaze ou um pedaço de pano extremamente limpo.

As folhas de malva devem ser lavadas e esmagadas sobre um pano limpo. Aplique na região a ser tratada, deixando agir por 15 minutos. Depois deste período, lave a região com bastante água, enxaguando completamente.

Uma folha de couve, embebida em água quente, também é boa para combater o comichão. Depois de deixar a folha imersa na água quente por dez minutos, aplicando-a, depois, diretamente na área atingida pela coceira.

Cuidados e contraindicações no combate à coceira

Fungos também podem ser uma origem de coceira – através das micoses. Elas podem ser superficiais – as mais comuns, que ocorrem na parte externa da pele – ou profundas, que se caracterizam por doenças mais raras, por dentro da pele. As micoses devem ser observados e tratados por médicos especialistas.

Preste atenção ao tipo de prurido em questão. Estas receitas, ainda que caseiras e naturais, não podem ser usadas em casos mais graves ou crônicos, como o eczema. Muitos são os fatores que podem ocasionar em coceiras, e para solucioná-la com máxima eficiência, é preciso conhecer a sua causa. Por isso, mesmo diante de tratamentos caseiros, caso o problema persista, procure orientação médica.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!