A oxiurose, que também é chamada de enterobíase, é uma doença infecciosa provocada por vermes que se alojam no intestino, os oxiúros. Eles são pequenos parasitas, parecidos com minhocas, que causam, entre outros sintomas, muita coceira no ânus. É uma doença da infância, mas pode perfeitamente acometer adultos também.
Saiba mais sobre os oxiúros
Além da coceira no ânus, a infecção por oxiúros pode causar emagrecimento, enjoos, irritabilidade, além de, algumas vezes, inchaço e desconforto no estômago. Em alguns casos, seus sintomas podem ser confundidos com os da intolerância à lactose.
Esse tipo de problema ocorre principalmente em locais onde a higiene é precária, ou quando a pessoa não toma os cuidados necessários com o asseio, como ter as unhas cortadas, lavar muito bem as mãos e não colocá-las na boca. A oxiurose é contraída quando se ingere os ovos do verme por meio de alimentos contaminados, ao levar as mãos à boca depois de coçar a região anal ou por retro-infestação.
Remédios caseiros contra oxiúros
Algumas receitas de remédios caseiros podem ser bastante eficientes na luta contra os oxiúros. Entre as plantas mais usadas está a hortelã.
Junte quatro talos e 10 folhas de hortelã-pimenta e 300 ml de leite desnatado. Ferva e deixe esfriar. Depois de morno, coloque mel conforme seu gosto. Beba em jejum e repita o procedimento em sete dias.
O alho também é um excelente vermífugo natural. Procure aumentar a quantidade de alho que você usa na comida e faça um chá de alho. Coloque três dentes de alho em um copo de água, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Beba o chá morno, sempre depois das refeições, três vezes ao dia, por três semanas completas.
Hábitos para prevenir a oxiurose
Não esqueça que as principais medidas para evitar a infestação por oxiúros são os cuidados com a higiene. Lave as mãos frequentemente, especialmente após cada ida ao banheiro, antes de comer ou preparar alimentos. Esfregue por um minuto, no mínimo, a cada lavagem.
As mãos são, na maioria das vezes, os veículos transmissores dos parasitas. As infestações destes vermes são contagiosas, por isso é preciso muita atenção à limpeza, para evitar também a reinfestação.
Ovos dos oxiúros ficam presos em roupas, roupas de cama e toalhas de banho. Lave-as com água quente e sabão. Lave diariamente roupas íntimas, pijamas, calças e toalhas. Seque suas roupas ao sol. O calor muito eficaz para matar os vermes.
Não abra mão de banhos diários. Se puder, tome um pela manhã e outro à noite. Os banhos da manhã são extremamente eficientes, pois vão fazer a limpeza dos ovos de oxiúros.
Evite ao máximo se coçar. Tente se controlar. Coçar áreas infectadas pode prender ovos embaixo das unhas – e aí você pode acabar infestando outra pessoa. Reduza a quantidade de açúcar ingerido. Este ingrediente é o alimento que dá energia aos oxiúros. Quanto mais açúcar eles têm, mais energia e vitalidade para reprodução.
E atenção, se você tomou todos os cuidados, fez os remédios caseiros e não conseguiu se livrar desses vermes, é bom procurar um médico. Você pode estar com outros tipo de vermes e, para diagnosticá-los, é preciso um exame mais minucioso.