Remédios Caseiros

Cana-de-macaco: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

Planta herbácea de haste ereta, que pode atingir até 2 metros de altura, a cana-de-macaco é uma planta medicinal encontrada em florestas costeiras úmidas. Possui origem na América do Sul e Caribe, sendo encontrada principalmente na Mata Atlântica e na região Amazônica. É facilmente encontrada também em regiões brejeiras.

Conhecida como cana-do-brejo, cana-branca, cana-do-mato, caatinga, pacová, a planta tem coloração verde-clara, folhas em forma de espiral com bainhas mais largas para fixação da folha no caule. Aliás, o caule e a folha são utilizados na medicina natural. As flores têm cores diversas e são dispostas em espiga terminal.

As mudas desta planta devem ser cultivadas em solos úmidos e ricos em matéria orgânica, em covas individuais, sulcos contínuos ou canteiros. A colheita dos talos ocorre o ano todo. As propriedades desta planta são muito grandes.

Cana-de-macaco

Encontrada em regiões brejeiras, a planta oferece benefícios diversos à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Cana-de-macaco trata também tumores

É anti-inflamatória dos rins e bexiga, anti-diabética, anti-reumática, calmante das excitações nervosas e do coração, depurativa, aperitiva, diurética, tônica e com bons resultados em alguns casos de tumores.

Seus princípios ativos incluem ácido oxálico, ácidos orgânicos, matérias aromáticas, magnésio, mucilagens, pectina, óleo essencial, resinas, sapogeninas, saponinas, sisterol, substâncias albuminoides e taninos.

Os caboclos usavam antigamente, e ainda usam, esta planta para aliviar dores, edemas e contusões.

Atualmente, a cana-de-macaco é usada no tratamento de amenorreia, arteriosclerose, problemas na bexiga, blenorragia, calculo renal, cancro, cistite, corrimentos gonocócicos, distúrbio menstrual, dor nas costas, dor reumática, gonorreia, hérnia, hidropisia, inchaço, inflamações, insuficiência cardíaca, leucorréia, nefrite, rins, sífilis, uretrite e úlceras.

Pesquisas feitas com a cana-de-macaco comprovaram as propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anti-herpéticas da planta. Conforme os cientistas, a ação dos flavonoides glicosados é responsável pela atividade anti-inflamatória.

Outros estudos demonstraram que o uso da planta é eficiente na redução de cálculos urinários (pedras nos rins) e auxilia no tratamento da pressão alta e aceleração dos batimentos cardíacos.

Os usos da cana-de-macaco

Esta planta pode ser usada de várias maneiras. O cuidado que se deve ter é para evitar a preparação de um chá muito concentrado, já que não há medidas específicas para esta preparação.

As partes aéreas devem ser usadas em infusão – coloque água fervente sobre cerca de duas colheres (sopa) das folhas e mantenha em recipiente fechado por cerca de dez minutos. Consuma em seguida. Este chá é indicado como diurético e para inflamações e dores.

O suco das hastes – 5 gotas diluídas em 1 colher (chá) com água de 2 em 2 horas -, é usado contra doenças venéreas, é tônico, induz à transpiração, provoca a menstruação e é depurativo.

Cataplasmas ou compressas com as partes aéreas secas ou frescas servem para ser aplicados sobre hérnias, inchaços e contrações. O unguento de folhas untadas com sebo é usado em contusões e inchaços.

A cana-de-macaco – que faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil -, entretanto, deve ser usada com cautela, e evitada por gestantes e lactantes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!